Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
Clínica de Fisioterapia do UniSALESIANO oferece atendimentos diferenciados
Somente no mês de maio deste ano foram realizadas mais de 1.300 sessões
 
21/06/2017 - 14h - D.C.

É bem melhor fazer fisioterapia aqui do que em clínicas particulares, pois eles sabem exatamente o que preciso para me recuperar”. Esse é o depoimento da aposentada Lucilei Luciana de Oliveira, de 53 anos, paciente que frequenta a Clínica da Fisioterapia do UniSALESIANO há pouco mais de um mês.

Lucilei possui enfisema pulmonar grave e necessita do atendimento fisioterápico para ter uma reabilitação. “No ano passado eu fiquei muito doente e o pessoal do Hospital de Base de São José do Rio Preto e também meu médico indicaram a clínica do UniSALESIANO. Estou vindo aqui duas vezes por semana, mas logo virei três”, explicou a aposentada, que é submetida a exercícios respiratórios e, recentemente, passou a caminhar na esteira. “Estou me sentindo bem melhor.”

A também aposentada Valmira José da Silva, 57, conhece muito bem o atendimento que é oferecido na clínica. Frequentadora do local há nove anos, Valmira conta que melhorou até sua autoestima. “Eu tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 1997 e preciso dos exercícios para não atrofiar o corpo. Além de fazer bem para o organismo, faz bem também para a cabeça”, disse a aposentada, que mora sozinha e aproveita os dois dias da semana que vai até a clínica para conversar com os profissionais e alunos.

Assim como Lucilei e Valmira, outros 251 pacientes frequentam, atualmente, a unidade instalada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), no centro de Araçatuba. Somente no mês de maio foram realizadas 1.385 sessões nas áreas cardiorrespiratória, ortopedia, neurologia, hidroterapia e ginecologia/obstetrícia.

“A pessoa chega aqui por recomendação médica ou indicação de outros pacientes. Os atendimentos são feitos pelos alunos do último ano do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, acompanhados dos professores”, explicou a coordenadora clínica dos estágios supervisionados, Profª. Graziele Cristina Gelmi Simões.

Ela afirma que são cinco orientadores que se revezam na semana para acompanhar as sessões que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. “Atendemos desde bebês até idosos. O objetivo do nosso trabalho é dar atendimento à população e formar o aluno, promovendo a prática da profissão. Os acadêmicos saem da faculdade preparados para o mercado de trabalho”, frisou.

Graziele ressalta que o trabalho é global, onde o paciente é acolhido na recepção da unidade, dentro de um universo humanizado. “Tem pessoas que frequentam a clínica desde quando ela foi inaugurada. Até têm indicativo de alta, mas não querem abandonar”, lembrou a profissional.

Por sua vez, a coordenadora do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, Profª. Carla Komatsu Machado, afirma que a clínica foi inaugurada em 2006, quando não havia nenhum programa do governo para expandir os atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde) na área. “A unidade foi muito bem acolhida pela população e até hoje trabalhamos com lista de espera, pois a procura é grande”, citou.

Segundo a coordenadora, existem alguns tratamentos que são oferecidos a uma demanda que não é absorvida pela cidade, como hidroterapia, cardiovascular (atende pacientes pós-cirurgia bariátrica, cardíacos, obesos e hipertenso), e ginecologia, que trata incontinência urinária e fecal (feminina e masculina). “Também temos o setor de equoterapia, que é um diferencial no nosso curso.”

EXPERIÊNCIA
Além da clínica, o UniSALESIANO possui estágios externos, como a equoterapia, Hospital da Mulher, Hospital da Unimed, Santa Casa, Cerest, Lar da Velhice e AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) de Araçatuba. “Somos o único curso em Araçatuba que oferece aos nossos alunos experiência profissional em três hospitais, mostrando a eles a profissão de fisioterapia em condições hospitalares particulares, conveniadas e pelo SUS”, destacou Carla, ao frisar que o aluno consegue, dessa forma, uma formação generalista, diversificada e atual.

A Clínica de Fisioterapia está localizada na rua Joaquim Nabuco, 155, no centro de Araçatuba.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker