Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
Professora do UniSALESIANO apresenta trabalho sobre educação brasileira
Estudo foi debatido em evento nacional realizado no Mato Grosso do Sul
 
13/11/2017 - 10h - D.C.

A professora do UniSALESIANO de Araçatuba, Sueli Nascimento, participou do 7º Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e 3º Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul, promovido entre os dias 25 e 27 de outubro, em Campo Grande (MS).

O evento se caracteriza por ampliar a possibilidade de socializar as pesquisas e relato de experiências, não somente no sentido de reconstituir as diversas características das políticas educacionais, de forma a apreendê-las, mas, principalmente, pelo potencial de intervir nas mesmas.

Sueli, que é formada em Letras, apresentou o trabalho intitulado “Currículo: reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular no contexto da Educação Básica Brasileira”. Ela explica que o objetivo de seu trabalho é discutir sobre a Base Nacional Curricular entre os anos de 2015 e 2017, por conta das alterações e transformações que interferem na educação básica brasileira.

“O objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, prevista na Constituição, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação, foi elaborada pela primeira vez em 2015. A BNCC subsistiu há duas subsequências alterações nos anos de 2016 e 2017”, completou ela.

A metodologia adotada pela professora foi a revisão de literatura específica do documento citado, como também uma discussão teórica a partir das concepções de Bobbitt, Sacristán, Apple e Bourdieu, considerados pertinentes nessa temática.

“A configuração do tema proposto reforça a expressividade do momento histórico enfrentado pela sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, garante a expressividade local, a relevância do papel dos professores na sociedade contemporânea e as transformações que vêm ocorrendo na sociedade atual. Essa constatação, no âmbito da política, da formação e da prática docente deve considerar os educandos como sujeitos historicamente constituídos, com direito a participar do processo de construção do mundo e capazes de transformação social”, concluiu.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker