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Alunos elaboram receitas fit e recebem nota máxima
Aula prática de Nutrição teve por objetivo agregar o suplemento nutricional aos alimentos
 
16/11/2017 - 18h - D.C.

Dentro da disciplina de Nutrição Esportiva, alunos do 6º termo do curso de Nutrição do UniSALESIANO participaram de uma aula com o tema “Prática de Receitas Fit”. O objetivo da atividade, coordenada pela professora Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, foi trabalhar de forma prática os diferentes tipos de receitas que agregam o suplemento nutricional ao alimento, criando assim um nutritivo prato característico aos praticantes de exercícios físicos.

Daniela explica que a inatividade física é fortemente relacionada à incidência e severidade de um vasto número de doenças crônicas. “Sendo assim, o exercício físico e uma alimentação adequada tornam-se uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde e qualidade de vida”, disse a professora, ao salientar que a alimentação fit equilibra alimentos saudáveis com alguns "ingredientes-chave" que ajudam a melhorar o desempenho durante os exercícios físicos.

A metodologia da aula consistiu em dividir os alunos em quatro bancadas e cada grupo foi responsável por desenvolver um prato fit, ou seja, elaborar uma preparação com a junção de alimentos e suplementos nutricionais que contribuem na melhora da performance.

Foram criados os seguintes cardápios: trufa de chocolate 70% cacau com recheio de albumina de leite condensado e chocolate; pizza de massa de albumina com aveio e recheios de brócolis e creme de palmito com alho-poró; coxinha de batata doce com whey isolado recheado de frango e empanado com linhaça e aveia; e panqueca de albumina de morango recheada com creme de banana e morango com cobertura de chocolate 70% cacau.

Jurados avaliaram os pratos pelos critérios de aparência, cor, textura, sabor e aceitação. “Dessa vez não fizemos uma competição. Todos tiraram dez, nota máxima”, lembrou Daniela.

Ela disse que a aula prática serviu de motivação aos alunos e também contribuiu para o desenvolvimento de saber trabalhar em equipe, usar a criatividade para a elaboração dos pratos e usufruir das técnicas dietéticas e gastronômicas ensinadas em outras disciplinas. “A aula foi divertida, instigante e envolvente, além de aproveitar o conteúdo exposto em sala de aula”, concluiu.

 
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