Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
Fisioterapeuta aborda em palestra Transtorno do Espectro Autista
Profissional destacou que a atuação dos profissionais na área em pacientes com TEA é nova
 
20/11/2017 - 18h - D.C.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) foi tema de uma palestra proferida aos alunos do 6º termo – diurno e noturno – do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, entre os dias 13 e 17 de novembro. O profissional responsável por debater o assunto foi o fisioterapeuta Selmo Elias Mendes.

O evento constou na programação da disciplina de Fundamentos e Clínica em Neurologia 1, comandada pela professora Maria Solange Magnani.

Mendes teve auxílio de slides e um tapete sensorial para mostrar que o TEA não é uma doença, pois não tem cura. “O transtorno se enquadra tanto na área de psiquiatria infantil quando na neurologia, exigindo equipe multidisciplinar para diagnóstico e intervenção”, explicou.

O profissional também apresentou um breve histórico da origem e identificação do autismo na saúde mental e esclareceu que a etiologia até hoje é desconhecida, sendo sugerida causas genéticas, bioquímicas e ambientais, porém sem nenhuma comprovação.

Destacou que a fisioterapia no TEA é considerada nova área de atuação, com escassez de pesquisas e artigos científicos. “No estágio supervisionado do curso de Fisioterapia, os alunos têm a oportunidade de verificar a importância da atuação nessas pessoas, favorecendo o fortalecimento muscular, a coordenação, equilíbrio, melhora da postura, marcha e independência motora.”

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker