03/03 – …de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?

03/03 – …de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?

Quinta-feira, 03 de março de 2022.

 

Evangelho (Lc 9,22-25)

 

“…de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

 

Reflexão

 

Toda boa obra não é fácil de ser praticada, é fadigoso. Difícil explicar, mas é assim mesmo. Tantos personagens da história fizeram bem à humanidade ao preço de muito sofrimento e incompreensão. Os sofrimentos dos bem feitores da humanidade tem uma explicação psicológica. Na natureza é vigente a lei da conservação, e também a sociedade tende a isto. A opinião pública é como a corrente de um que correm todas na mesma direção. Parar um carro em movimento e mudar o sentido da rotação das rodas não pode deixar de ser que trabalhoso. O sentido do sofrimento de Cristo é muito mais profundo, mas a experiência da dor humana nos dá a chave para compreendê-lo. A coragem é uma virtude. Não precisa temer a dificuldade! As famílias sadias educam as crianças a não ter medo. Uma criança a quem é ensinada a coragem, esta recebeu um grande dom para a vida. Sobre o cume de uma montanha só chegará quem não teme chuva e o vento contrário. Todos os dias enfrentamos mil dificuldades, e se buscamos o ideal, são tantos os obstáculos que encontramos antes de realiza-lo. A paciência é a virtude que nos faz reconciliar com o mal que não podemos impedir. Temos pressa, mas o trem não chega. É importante ter presente que nas dificuldades Deus nos dá um auxílio especial. Cristo ameniza o peso das dificuldades. Quem segue a Cristo entra no seu modo de pensar e na sua vida e Cristo entra na sua alma. Quem segue a Cristo começa a compreender o sentido positivo do sofrimento e recebe a graça divina de carregar a sua cruz junto com o Salvador do mundo.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    19/06 – Quem diz o povo que eu sou?
    15 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    19/06 – Quem diz o povo que eu sou?

    Domingo, 19 de junho de 2022. XII TC ano C   Evangelho (Lc 9,18-24)   “Quem diz o povo que eu sou?”   Certo dia,…

    Continuar lendo
    30/11 – Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.
    9 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    30/11 – Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.

    Quinta-feira, 30 de novembro de 2023.   Evangelho (Mt 4,18-22)   “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.   Naquele tempo, 18quando Jesus…

    Continuar lendo
    22/08 – Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.
    21 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    22/08 – Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.

    Terça-feira, 22 de agosto de 2023.   Evangelho (Lc 1,26-38)   “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”   Naquele tempo, 26o anjo Gabriel…

    Continuar lendo