04/09 – O Espírito do Senhor está sobre mim.

04/09 – O Espírito do Senhor está sobre mim.

Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023.

 

Evangelho (Lc 4,16-30)

 

“O Espírito do Senhor está sobre mim”

 

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

 

Reflexão

 

O que devemos entender das palavras presentes no evangelho de hoje é que o cristianismo não é um conjunto de ideias, de regras a serem guardadas e obedecidas. Não é tão pouco uma ideia genial sobre a vida. O coração da fé cristã é Jesus Cristo. Tudo o que refletimos na teologia é uma pessoa, Jesus, e por isso para entendermos essa teologia nós precisamos regras e teorias, mas no fim o que conta é nossa relação com Ele. Se construímos uma religião que se baseia em regras, nós perdemos aquilo que é essencial. Os personagens do evangelho de hoje pensam em saber tudo sobre as pessoas e as coisas, mas pensar deste modo não nos conduz a uma abertura e sim a um fechamento à mudança. Jesus dá dois exemplos de como às vezes Deus prefere lidar com uma pessoa distante do que com uma pessoa que lhe está próxima. Porque muitas vezes o que está distante é mais aberto e mais disposto a acolher do que aquele que está próximo e que não percebe a necessidade de mudar. E quem escuta a verdade que vem de Jesus, corre o risco de se comportar como as pessoas do evangelho, isto é, não sente nenhum prazer e até se desmotiva no confronto com Jesus. Às vezes quando alguém nos diz uma verdade, esta verdade queima. Aprender a ‘ler’ o que nos incomoda, interrogar-se, e ir ao fundo de nós mesmos, nos ajuda a compreender onde Jesus quer nos conduzir. O encontro com Jesus é uma crise que deve ser acolhida. O evangelho não um conjunto de belas palavras, mas um caminho duro de conversão.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    07/06 – Bem-aventurados
    4 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    07/06 – Bem-aventurados

    Segunda-feira, 7 de junho de 2021.   Evangelho (Mt 5,1-12)   “Bem-aventurados…”   Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os…

    Continuar lendo
    21/06 – Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes
    18 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    21/06 – Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes

    Segunda-feira, 21 de Junho de 2021. Evangelho (Mt 7,1-5)   “…tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergará bem para tirar a…

    Continuar lendo
    02/08 – Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família
    31 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    02/08 – Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família

    Sexta-feira, 02 de agosto de 2024.   Evangelho (Mt 13,54-58)   “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família”…

    Continuar lendo