04/12 – De graça recebestes, de graça deveis dar!

04/12 – De graça recebestes, de graça deveis dar!

Sábado, 04 de dezembro de 2021.

 

Evangelho (Mt 9, 35-10, 1.6-8)

 

“De graça recebestes, de graça deveis dar!”

 

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

 

Reflexão

 

Jesus andava por tantos lugares e sempre ensinando e pregando o evangelho do reino. Passava curando doenças e enfermidades. Jesus caminhava não como alguém sem destino ou como alguém que possuía uma vida sem sentido, caminhava em direção a casa do Pai. E justamente em direção a casa, Ele que é filho único, vai à procura de homens e mulheres a serem acolhidos como irmão com Ele. O amor que existe entre Pai e Filho não é fechado em si mesmo, mas quer ser compartilhado, distribuído aos outros. Neste sentido, Jesus não ignora ninguém, onde tem um homem, ali também tem a sua preocupação em procura-lo. “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não tem pastor. Então disse aos discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos! Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para sua colheita!”. A verdadeira Evangelização é um prolongamento da compaixão de Jesus. Tem muito a se fazer, e muitos esperam que alguém os tire fora do próprio inferno que vivem. Jesus pede que rezemos ao Pai para que mande novos operários, porque prolongar a compaixão de Jesus na história é evangelizar. É um dom que pode dar Deus tornando-nos como Jesus no mundo. A Evangelização não nasce de uma estratégia, mas de uma suplica a Deus. Mas o que faz uma pessoa que evangeliza? “Em vosso caminho, anunciai: ‘o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”. O reino tem a haver com o presente e não com o futuro. Quem encontrou Deus, não encontra a promessa que as coisas um dia mudarão, mas que esta mudança já está acontecendo e precisamos ter olhos para perceber. E os efeitos desta evangelização são efeitos de cura de tudo aquilo que impede a vida. Qual o sinal distintivo? A gratuidade.

 

 

 Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    18/08 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos
    13 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    18/08 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos

    Quarta-feira, 18 de agosto de 2021.   Evangelho (Mt 20,1-16)   “Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”   Naquele…

    Continuar lendo
    27/01 – Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
    18 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    27/01 – Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

    Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022. Evangelho (Mc 4,21-25) “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz…

    Continuar lendo
    19/05 – Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.
    14 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    19/05 – Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.

    Quarta-feira, 19 de maio de 2021. Evangelho (Jo 17,11-19)   “Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.” Naquele tempo,…

    Continuar lendo