05/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.

05/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.

Sexta-feira, 05 de Julho de 2024.

 

Evangelho (Mt 9,9-13)

 

“Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes”.

 

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

 

Reflexão

 

O evangelho de hoje trata da vocação de Mateus, o cobrador de impostos que era um explorador do povo. Mas este evangelho sobre a vocação de Mateus chama a atenção para um detalhe especial: o seguimento de Jesus não requer pré-requisitos humanos de santidade, mas é obra da misericórdia divina. O gesto surpreendente de Jesus é um sinal claro da misericórdia de Deus que por um lado procura quem quer que seja que precise, e por outro, fica fechado àqueles que, como fariseus, se julgam justos em virtude das suas próprias forças e têm condições para reclamar direitos.

Jesus se faz solidário não com os pecados, mas com os pecadores. Ao convite feito por Jesus a Mateus, os fariseus não podem ficar calados e comentam com alguns dos discípulos de Jesus: “Porque vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”. Mas Jesus responde rapidamente: “Aquele que tem saúde não precisam de médico, mas sim os doentes”. O evangelho não diz, mas podemos subentender que Mateus deixou tudo para seguir o Mestre.

Jesus continua hoje a chamar a segui-lo, cada um segundo o seu modo de vida. Seguir Jesus, porém, ainda exige deixar tudo, as paixões desordenadas os comportamentos errantes, as maldades. O Senhor pede uma mudança de vida. O Senhor chama e medica. O Senhor nos convida a sentarmo-nos à mesa com Ele, eliminando qualquer tipo de exclusão. Neste banquete podemos até nos excluirmos, mas jamais excluir ninguém.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB. 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Liga Acadêmica de Dermatologia do UniSALESIANO promove palestra sobre câncer de pele
    10 de janeiro de 2022 Eventos
    Liga Acadêmica de Dermatologia do UniSALESIANO promove palestra sobre câncer de pele

    O evento foi promovido em parceria com a Pastoral Universitária e o Departamento de Recursos Humanos A Liga Acadêmica de Dermatologia “São Bartolomeu”, do Curso…

    Continuar lendo
    22/09 – Os discípulos partiram e percorreram os povoados anunciando a Boa-nova e fazendo curas em todos os lugares
    17 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    22/09 – Os discípulos partiram e percorreram os povoados anunciando a Boa-nova e fazendo curas em todos os lugares

    Quarta-feira, 22 de setembro de 2021.   Evangelho (Lc 9,1-6)   “Os discípulos partiram e percorreram os povoados anunciando a Boa-nova e fazendo curas em…

    Continuar lendo
    18/05 – Tu, segue-me!
    14 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    18/05 – Tu, segue-me!

    Sábado, 18 de maio de 2024.   Evangelho (Jo 21,20-25)   “Tu, segue-me!”   Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro…

    Continuar lendo