06/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

06/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

Segunda-feira, 06 de maio de 2024.

 

Evangelho (Jo 15,26-16,4)

 

“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

 

Reflexão

 

Dar testemunho é tornar visível o que não se consegue ver. Este é o papel do Espirito Santo é este o papel de cada cristão: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo”. Mas tornar visível o invisível é possível somente através dos efeitos. De fato, o sal dissolvido na comida fala da sua presença somente através do sabor. O fermento colocado na massa fala da sua presença somente através da fermentação. E assim o Cristo se torna visível na história somente através da nossa santidade. É esta grande responsabilidade que compartilhamos com o Espirito Santo: tornar visível Cristo através da santidade. O Espirito santifica, e cada um de nós deveria oferecer a própria santidade como prova da presença de Cristo na história. Mas muitas vezes a santidade é mostra uma vida contra a corrente. Jesus o diz explicitamente na página do Evangelho de hoje para que ninguém se sinta enganado quando se encontra na situação de dever “ir contra” para poder “agir justamente”: Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. Para muitos de nós estas palavras podem ter um sabor de história muito distante, mas muitos de nossos irmãos e irmãs justamente hoje em diversas partes do mundo sofrem a perseguição e em muitos casos a morte. Interessar-se por eles, conhecer a sua história, pensar na heroicidade da sua fé, poderá quem sabe nos afastar de uma fé aburguesada que confunde o testemunho com um simples voluntariado feito para sentir-se melhores e em paz com a consciência.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    19/01 – O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal?
    13 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    19/01 – O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal?

    Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022. Evangelho (Mc 3,1-6) “O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal?” Naquele tempo, 1Jesus entrou de…

    Continuar lendo
    07/01 – Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.
    5 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    07/01 – Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.

    Sexta-feira, 07 de janeiro de 2022.   Evangelho (Lc 5,12-16)   “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”   12Aconteceu que Jesus…

    Continuar lendo
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora
    13 de junho de 2022 Notícias
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora

    Ao final do mês, os pedidos feitos pelos colaboradores serão queimados   Como parte das ações comemorativas de Maio, mês dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora…

    Continuar lendo