06/11 – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.

06/11 – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.

Segunda-feira, 06 de novembro de 2023.

 

Evangelho (Lc 14,12-14)

 

“Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”

 

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

 

Reflexão

 

Retribuir a um convite recebido é um sinal de delicadeza e está dentro da lógica das coisas e das relações humanas. Mas na lógica do Reino de Deus é diferente. Ela convida à hospitalidade de quem nada tem para retribuir, pois é Deus quem dará a recompensa. O Evangelho nos convida mais uma vez a uma atenção solidária com os pobres e nos convida a uma lógica do desinteresse e da gratuidade. No banquete que nos aparenta o Evangelho de hoje estão presentes os excluídos (pobres, aleijados, coxos e cegos). O cristão é sempre convidado a crescer na sua capacidade de interiorizar os valores da gratuidade e da solidariedade e a manifestar a sua fé nas relações sociais de cada dia. O que caracteriza a sua ação? Duas modalidades a caracterizam. A primeira é a defesa da dignidade da pessoa humana. A segunda modalidade de ação tem origem na percepção de que seja como for, as estruturas sociais não satisfazem todas as necessidades. O cristão empenha-se na solidariedade não para ficar com a consciência tranquila, mas para testemunhar a sua adesão à lógica evangélica da gratuidade, lógica que deveria permear todas as suas relações, atitudes, âmbitos da vida cotidiana. O cristão é chamado a testemunhar a gratuidade do Pai. Fazer a experiência da gratuidade de Deus coloca o cristão no espírito do serviço autêntico e humilde, à procura do interesse do próximo, sobretudo do mais fraco.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    13/08 – Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus.
    5 de agosto de 2024 Reflexão do Evangelho
    13/08 – Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus.

    Terça-feira, 13 de agosto de 2024.   Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)   “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos…

    Continuar lendo
    23/07 – Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo.
    27 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    23/07 – Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo.

    Sábado, 23 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 13,24-30)   “Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo”   Naquele tempo, 24Jesus…

    Continuar lendo
    21/10 – Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
    19 de outubro de 2022 Reflexão do Evangelho
    21/10 – Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

    Sexta-feira, 21 de outubro de 2022.   Evangelho (Lc 12,54-59)   “Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?   Naquele tempo,…

    Continuar lendo