08/12 – Eis aqui a serva do Senhor!

08/12 – Eis aqui a serva do Senhor!

Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021. Festa da Imaculada

 

Evangelho (Lc 1,26-38)

 

“Eis aqui a serva do Senhor!”

 

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”. E o anjo retirou-se.

 

Reflexão

 

Hoje celebramos a “Imaculada Conceição” e devemos nos perguntar: O que significa “Maria a Imaculada”? É a liturgia que responde o significado destas palavras. Destacamos primeiramente a narração do anúncio a Maria, a Virgem de Nazaré, a vinda do Messias. O anjo faz ver que em Maria está presente o verdadeiro Sião, a morada pura e viva de Deus. O Senhor habita nela, e nela encontra o lugar do repouso. Ela é a casa viva de Deus que não habita em edifícios de pedra, mas no coração do homem. Em Maria, Deus salvou e salva o seu povo. Ela diz “sim” ao Senhor, coloca-se plenamente à sua disposição se tornando assim o templo vivo de Deus. O que devemos aprender com esta festa? Devemos aprender que o homem que se abandona nas mãos de Deus não se torna um boneco nas mãos de Deus. Somente o homem que confia totalmente em Deus encontra a verdadeira liberdade. O homem que se coloca nas mãos de Deus faz com que seu coração se desperte para os outros, tornando-se uma pessoa sensível, benévola e aberta ao outro. Quanto mais próximos de Deus, mais próximos dos homens estamos. E isso nós conseguimos ver em Maria. Próxima de Deus e junto dos homens. Por isso Ela pode ser a Mãe de toda Consolação e de toda ajuda. Uma Mãe a quem podemos nos dirigir na própria debilidade e no próprio pecado. Ela tudo compreende, é nela que Deus imprime a Sua imagem. Como Mãe se compadece, está diante de nós como sinal de Consolação e encorajamento. Agradeçamos a Deus que nos concedeu Maria, a Sua Mãe, como nossa Mãe, Mãe da Igreja.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    01/11- Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete.
    26 de outubro de 2022 Reflexão do Evangelho
    01/11- Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete.

    Terça-feira, 01 de novembro de 2022.   Evangelho (Lc 14,15-24)   “Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”  …

    Continuar lendo
    09/02 – Efatá! Abre-te!
    23 de janeiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    09/02 – Efatá! Abre-te!

    Sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Mc 7,31-37)   “Efatá! Abre-te!”   Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou…

    Continuar lendo
    30/04 – Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”.
    28 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    30/04 – Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”.

    Sábado, 30 de abril de 2022.   Evangelho (Jo 6,16-21)   “Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”   16Ao cair da tarde, os…

    Continuar lendo