09/05 – Eu sou a porta das ovelhas.

09/05 – Eu sou a porta das ovelhas.

Segunda-feira, 09 de maio de 2022.

 

Evangelho (Jo 10,1-10)

 

“Eu sou a porta das ovelhas”

 

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

 

Reflexão

 

“Eu sou a porta das ovelhas… Ele chama cada uma por seu nome…”. Se usa dar um nome aos animais domésticos como sinal de pertença, pertença à pessoa, à casa, à família. Para os judeus dar um nome a alguém significava submissão. No livro do Genesis Deus conduz todos os animais criados a Adão para que ele dê nomes; assim se torna dono deles e estes devem servi-lo. Deus muda o nome de Abrão e de Simão Pedro: o nome exprime a vocação que receberam. Também os religiosos, ainda hoje, podem mudar o nome quando entram no mosteiro. Quando Cristo disse chamar as ovelhas uma por uma, significa que dá a cada um de nós uma própria e irrepetível missão. No reino de Deus cada um é uma pequena pedra em um grande mosaico, e nossa tarefa é de não estragar o desenho completo. “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir”. Junto aos beduínos o roubo dos animais é muito frequente. É muito comum ter um cão de guarda, carregar as ovelhas sobre um carro e desaparecer no deserto. Na vida espiritual o ladrão é representado pelo espírito maligno. De fato, o diabo não possui nada seu: tudo aquilo que existe foi criado por Deus, e ele pode somente apropriar-se roubando. Ele rouba de Deus tantas almas, e cada um de nós, se considera a própria experiência, pode ver quantos belos momentos da nossa vida nos foram roubados pelo maligno. Poderíamos ter feito tanto bem, e ao invés perdemos tempo precioso como o filho pródigo. Se diz que o tempo é dinheiro, e ninguém, portanto, deseja que lhe seja roubado. Podemos parafrasear dizendo que o tempo é oportunidade de fazer o bem, mas continuamente tem alguém que nos arma ciladas para roubá-lo e fazê-lo pagar com interesse. Não resta se não estar sempre atentos para cada escolha, cada ação, cada pensamento, passem somente através do coração, através da verdadeira porta que é Cristo.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    20/03 -Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto.
    17 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    20/03 -Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto.

    Domingo, 20 de março de 2022. Evangelho (Lc 13, 1-9) “Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo….

    Continuar lendo
    16/12 – Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti.
    13 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    16/12 – Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti.

    Quinta-feira, 16 de dezembro de 2021.   Evangelho (Lc 7,24-30)   “Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o…

    Continuar lendo
    14/05 – Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
    12 de maio de 2023 Reflexão do Evangelho
    14/05 – Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

    Domingo, 14 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 14,15-21)   “Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e…

    Continuar lendo