11/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…

11/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…

Segunda-feira, 11 de março de 2024.

Evangelho (Jo 4,43-54)

“O homem acreditou na palavra de Jesus…”

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

 

Reflexão

A história contada no Evangelho de hoje poderia se assemelhar a tantas outras histórias de cura narradas no Evangelho. Também o desespero deste pai que procura Jesus porque seu filho está morrendo encontra no evangelho de João alguns detalhes interessasntes: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. Este homem crê nas palavras de Jesus e se coloca a caminho. Crer é justamente colocar-se a caminho justamente quando faltam provas evidentes sobre aquilo que cremos. A fé não é um “convencer-se um pouco” de cada vez, mas é um confiar um pouco de cada vez. É nesta dinâmica de gradual confiança que a graça de Deus realiza mudanças: Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família”. Muitos de nós pensamos ao contrário porque buscamos provas para poder confiar ignorando que somente a fé nos permite ver uma mudança. Sem fé nós permanecemos sé e os fatos sem uma saída, a fé ao invés é a intuição de um imprevisto que muda tudo. Se não acreditamos que possa existir um imprevisto nos acontecimentos da vida, agora a vida permanece imutável.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    10/08 – Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo
    6 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    10/08 – Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo

    Terça-feira, 10 de agosto de 2021.   Evangelho (Jo 12,24-26)   “Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu…

    Continuar lendo
    08/07 – Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?
    19 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/07 – Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?

    Sábado, 08 de julho de 2023.   Evangelho (Mt 9,14-17)   “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO homenageia colaboradoras no Dia Internacional das Mulheres
    16 de março de 2023 Notícias
    UniSALESIANO homenageia colaboradoras no Dia Internacional das Mulheres

    As mulheres ganharam batons de presente   O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado no UniSALESIANO, com o encontro das colaboradoras da Instituição, na tarde do dia…

    Continuar lendo