11/06 – De graça recebestes, de graça deveis dar!

11/06 – De graça recebestes, de graça deveis dar!

Terça-feira, 11 de junho de 2024.

 

Evangelho (Mt 10,7-15)

 

“De graça recebestes, de graça deveis dar!”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

 

Reflexão

 

Como fazer o Reino tão próximo? O segredo está em três palavras: curar, purificar e expulsar. Curar para amenizar o sofrimento que tantas vezes faz a vida mais “pesada”. O sofrimento que muitas vezes cega e não permite que enxerguemos a luz, o bem e o sentido das coisas. Purificar tem tudo a haver com a indignidade, com o distanciamento, com o sentir-se “o errado” levando-nos a odiar a nós mesmos até o ponto de fazer o mal a nós mesmos, de odiar a nós mesmos. Expulsar é o verbo que mais usamos contra o mal. Existem coisas na vida com as quais não podemos compactuar, mas precisamos ter a coragem de nos distanciar, de eliminar da nossa vida. Outro segredo importante do nosso agir cristão é a ‘gratuidade’. O amor de Deus é gratuito. Não se compra e nem se vende. Não se ganha por mérito e nem é obtido por uma bela performance religiosa. Mas ao mesmo tempo, cada cristão deve possuir para oferece-lo. Anunciar o Evangelho é justamente fazer o outro experimentar o Amor de Deus. Anunciar o Evangelho é fazer o outro “enxergar” o Amor de Deus em sua vida. Evangelizar é fazer com que o outro descubra e faça a experiência da Providência de Deus. Evangelizar é fazer o outro “descobrir Deus”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    29/12 – …porque meus olhos viram a tua salvação…
    21 de dezembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    29/12 – …porque meus olhos viram a tua salvação…

    Quinta-feira, 29 de dezembro de 2022.   Evangelho (Lc 2,22-35)   “…porque meus olhos viram a tua salvação…”   22Quando se completaram os dias para…

    Continuar lendo
    05/05 – …quem comer deste pão viverá eternamente.
    4 de maio de 2022 Reflexão do Evangelho
    05/05 – …quem comer deste pão viverá eternamente.

    Quinta-feira, 05 de maio de 2022.   Evangelho (Jo 6,44-51)   “…quem comer deste pão viverá eternamente”   Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém…

    Continuar lendo
    11/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…
    11 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    11/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…

    Segunda-feira, 11 de março de 2024. Evangelho (Jo 4,43-54) “O homem acreditou na palavra de Jesus…” Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia….

    Continuar lendo