11/12 – Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo.

11/12 – Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo.

Domingo, 11 de dezembro de 2022.

 

Evangelho (Mt 11,2-11)

 

“Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo”

 

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

 

 

Reflexão

 

Hoje o Evangelho nos apresenta João Batista numa situação nova, está no cárcere. Mas não é Deus quem pune os seus profetas. Deus permite o mal, porque dentro do mal Ele pode nos salvar, é capaz de salvar na espera do dia em que veremos se realizar toda a sua justiça. Os tiranos, os prepotentes, os imorais, os profanadores dos desígnios de Deus, os orgulhosos, os cheios de si experimentarão o inferno do egoísmo e do ódio, porque Deus “despede os soberbos e eleva os humildes”. Se hoje sofremos pelo bem, agradeçamos a Deus: é o sinal de que somos convidados à sua festa. Mas esta certeza não nos pode fazer arrogantes. João Batista na prisão passa por uma prova de fé que o purifica e o aproxima ainda mais de Deus. Ele, inspirado por Deus, anuncia a vinda do Messias. Mas ele não era Como João esperava. Por isso ele pergunta: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”. A resposta de Jesus cria uma nova realidade de fé para João: “os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”. João não se escandalizou, mas abaixou a cabeça e acreditou com toda a humildade. Quem se coloca em busca de Deus será sempre surpreendido: Ele não será jamais como nós esperamos; por isso Ele só é encontrado na humildade da fé, se encontra deixando-se conduzir por Ele pela estrada que nós não podemos imaginar. Assim foi com João e Assim é com cada um de nós. Aproximemo-nos do drama de João, ele havia dito: “Eu devo diminuir e Ele deve crescer”. Jesus ao invés de se manifestar revestido de poder, se esconde, toma o último lugar, não busca a fama, a popularidade, se coloca longe do poder humano. Que mistério! Isaias já havia profetizado: “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os vossos caminhos não são os meus caminhos”. Com certeza deve ter sido difícil para João entender tudo isso. João falava “do machado posto na raiz, pronto para cortar. Jesus ao invés veio acolher a todos, come com os publicanos e pecadores. Deus de fato nos supera, nos surpreende: por isso nós precisamos da fé na nossa relação com Deus. No drama de João está presente aquele que não consegue entender, mas possui a humildade de quem se deixa guiar para entender. Aqui João alcança a santidade: ele é mártir no coração antes de ser no corpo: ele é mártir da fé. Hoje João é uma grande lição para nós. Ele é o homem que caminhou na fé e se deixou conduzir por Jesus. Precisamos nos perguntar se a nossa fé é de fato o caminho, se é um verdadeiro acolhimento de Deus, se seguimos Jesus, ele nos revela o seu caminho. É tempo de verificar, é tempo da verdade: verdade e verificar para percebermos a distância entre nós e Deus, entre o egoísmo e o amor.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    14/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
    13 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    14/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

    Quarta-feira, 14 de junho de 2023.   Evangelho (Mt 5,17-19)   “Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”  …

    Continuar lendo
    22/08 Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!
    11 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    22/08 Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!

    Segunda-feira, 22 de agosto de 2022.   Evangelho (Lc 1,26-38)   “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”   26No sexto mês, o anjo…

    Continuar lendo
    27/01 – Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?
    19 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    27/01 – Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

    Sábado, 27 de janeiro de 2024.   Evangelho (Mc 4,35-41)   “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”   35Naquele dia, ao cair…

    Continuar lendo