12/03 – Senhor, dá-me dessa água…

12/03 – Senhor, dá-me dessa água…

Domingo, 12 de março de 2023.

 

Evangelho (Jo 4,5-42)

 

“Senhor, dá-me dessa água…”

 

Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. 8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. 10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. 11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?” 13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. 15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”. 21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. 25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”. 39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.

 

Reflexão

 

Não sei se já paramos para pensar, mas certamente ouvimos diversas vezes que em Cristo, Deus esposa a nossa história. Como consequência: Deus não está distante de nós, agora sabemos como Ele é, conhecemos o seu estilo, os seus gostos, seu coração. À luz desta verdade, somos convidados a meditar o Evangelho da Samaritana e nele vamos descobrir o rosto de Deus. Jesus passa pela Samaria, região dos heréticos. Dirige por primeiro sua palavra a uma mulher, uma pública pecadora. Jesus já mencionou outras vezes os Samaritanos e até os elogiou em contrapartida à hipocrisia do seu tempo. Pensemos na parábola do Bom Samaritano ou no episódio dos dez leprosos dos quais somente um retorna para agradecer ao Senhor, e era um Samaritano. Por que Jesus tem esta relação com os Samaritanos? Simplesmente porque Ele nos recorda que o amor de Deus não exclui ninguém, mas vai em busca de todos. Deus ama a todos. Deus nos ama e nos busca, de todas as maneiras deseja nos salvar. Se somos discípulos de Jesus, também nós devemos viver a Sua caridade. Devemos nos perguntar: Também nós somos abertos a todos? Somos acolhedores? Estamos mais preocupados em salvar do quê condenar? Jesus fala com a Samaritana pecadora, não tem receio dela, uma pobre criatura assinalada por tantos pecados. Ele fala por primeiro, rompe o silêncio. Pede a ela um pouco de água, se faz mendicante, faz isso para nos ensinar a necessidade de existirmos pelo outro e para o outro. A Samaritana responde a Jesus, mas sua primeira resposta é hostil. Mas isto não desencoraja Jesus. Ela fala da verdadeira sede da pessoa. Ele explica que o mundo não pode saciar o coração humano, não pode resolver o problema de uma vida. Existe outra água, existe uma outra felicidade: mais plena, mais verdadeira, mais autêntica. Jesus promete à Samaritana uma água que mata a sede. Que água é esta? É a vida em Deus: a vida de caridade, a vida do puro dom. Jesus sabia que podia humilhar esta mulher, conhecia a sua vida, mas Ele não o faz. A leva a compreender a sua situação. A coloca diante da ilusão de suas esperanças, a faz tocar o falimento de sua vida. Ele deseja libertá-la. Também nós estamos indo ao poço de Sicar, isto é, buscamos algo que satisfaça a nossa sede de felicidade. Precisamos recordar que Jesus está sentado à beira do poço, isto é, sentado à beira de nossas situações. Ele nos recorda que existe uma água viva, que é dom de Deus e nos convida a Segui-lo. Sem medo, sem discursos, sem pretensões intelectuais sigamos o Senhor e não teremos mais sede, porque Deus não é uma gota de alegria, mas um oceano infinito de alegria: a alegria, de fato, habita em Deus e somente em Deus.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/04 …acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.
    6 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    08/04 …acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.

    Sexta-feira, 08 de abril de 2022.   Evangelho (Jo 10,31-42)   “…acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em…

    Continuar lendo
    Colaboradores do UniSALESIANO se reúnem para celebrar Dom Bosco
    6 de novembro de 2023 Notícias
    Colaboradores do UniSALESIANO se reúnem para celebrar Dom Bosco

    A celebração foi marcada por um profundo sentimento de gratidão   O UniSALESIANO, por meio da Pastoral Universitária, reuniu seus colaboradores, na tarde do dia…

    Continuar lendo
    12/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
    5 de junho de 2024 Reflexão do Evangelho
    12/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

    Quarta-feira, 12 de junho de 2024. Evangelho (Mt 5,17-19) “Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.” Naquele tempo, disse…

    Continuar lendo