13/12 – Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.

13/12 – Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.

Terça-feira, 13 de dezembro de 2022.

 

Evangelho (Mt 21,28-32)

 

“Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

 

Reflexão

 

Jesus sempre usa de parábolas para atrair melhor os seus ouvintes. O erro que cometemos é o de pensar que somos apenas expectadores que olham a parábola prontos a tirar fora uma mensagem moral. Porém a verdade é outra. Cada parábola não somente fala a nós, mas fala também de nós. Não somos somente um dos personagens, mas somos todos os personagens da história. Em nós existem vários aspectos que Jesus coloca em cena, figura de aspectos diversos e contrastantes. Exatamente como os personagens da parábola do Evangelho de hoje: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”. A história é simples: O segundo filho disse não, se revolta contra o pai, mas a um certo ponto acontece dentro dele uma mudança, um arrependimento que lhe muda a perspectiva e a decisão. O primeiro filho, ao invés, responde logo que sim. Ele parece querer agradar o pai, mas no fundo, mesmo tendo dito sim, não vai. Qual dos dois cumpriu a vontade do Pai? Pergunta Jesus. Claro que todos respondem que o segundo. Mas Jesus não se dá por satisfeito com a resposta exata, revela ao invés a carta na manga: Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”. Ser religioso pode ser somente uma aparência para agradar a Deus, mas aquilo que conta é aquilo que escolhemos no coração, para além das aparências.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    30/01 – Espírito impuro, sai desse homem!
    20 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    30/01 – Espírito impuro, sai desse homem!

    Segunda-feira, 30 de janeiro de 2023.   Evangelho (Mc 5,1-20)   “Espírito impuro, sai desse homem!” Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra…

    Continuar lendo
    20/11 – Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!
    8 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    20/11 – Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!

    Segunda-feira, 20 de novembro de 2023.   Evangelho (Lc 18,35-43)   “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”   35Quando Jesus se aproximava de…

    Continuar lendo
    04/07 – Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?
    19 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    04/07 – Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?

    Terça-feira, 04 de julho de 2023.   Evangelho (Mt 8,23-27)   “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”   Naquele tempo, 23Jesus entrou…

    Continuar lendo