16/09 – Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus.

16/09 – Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus.

Sexta-feira, 16 de setembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 8,1-3)

 

“Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus”

 

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

 

Reflexão

 

É certo que os Evangelhos falam pouco da presença das mulheres em comparativo com o que fala da presença dos homens, mas as poucas vezes que fala, apresenta a figura da mulher em situações decisivas. Elas ocupam lugares estratégicos. Podemos dizer que em toda a história da salvação tem sempre a presença decisiva de mulheres. O cristianismo é um acontecimento habitado pela presença de mulheres que são insubstituíveis. Deus se utiliza dos pequenos. Maria por exemplo, é aquela que cantou esta opção de Deus: “derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes”. Jesus tinha uma relação com as mulheres que o acompanhavam que era de uma força de resgate, ou seja, nas mulheres marginalizadas da história ou da sociedade se encontra autenticamente Deus. Excluir as mulheres é privar-se em certo sentido do modo através o qual Deus se faz presente. Podemos dizer que as mulheres que acompanhavam Jesus se sentiam compreendidas, amadas e perdoadas por Ele, corresponderam-Lhe tornando-se suas discípulas, seguindo-o com fidelidade até a Cruz. Colaboraram com seu serviço colocando seus bens à disposição. Foram as primeiras a receber o anúncio da Ressurreição. A Igreja nascente é constituída por homens e mulheres, todos amados e perdoados. A presença das mulheres é sempre valiosa e necessária na Igreja. É impossível por limites à mensagem de Cristo e à sua Pessoa. Ninguém deve ser posto de lado, por nenhuma razão cultural, social, sexual ou religiosa.

 

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO oportuniza momentos de intimidade com Deus
    13 de abril de 2022 Eventos
    Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO oportuniza momentos de intimidade com Deus

    A última passagem da Vigília foi guiada pelo Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB Um momento de intimidade com Deus, de agradecimentos,…

    Continuar lendo
    Colaboradores participam de festa junina durante a “Formação de Espiritualidade Salesiana”
    26 de julho de 2022 Sem categoria
    Colaboradores participam de festa junina durante a “Formação de Espiritualidade Salesiana”

    O evento aconteceu no Centro de Convivência, que foi todo decorado para receber os colaboradores   A “Formação de Espiritualidade Salesiana”, promovida pela Pastoral Universitária e pelo Departamento de Recursos…

    Continuar lendo
    31/08 – Tu és o Filho de Deus.
    30 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/08 – Tu és o Filho de Deus.

    Quarta-feira, 31 de agosto de 2022.   Evangelho (Lc 4,38-44)   “Tu és o Filho de Deus”   Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e…

    Continuar lendo