17/04 – Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus.

17/04 – Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus.

Segunda-feira, 17 de abril de 2023.

 

Evangelho (Jo 3,1-8)

 

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”.

 

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. 3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

 

Reflexão

 

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Estas são as palavras de Jesus dirigidas a Nicodemos nos recordam o clima que nos envolve neste período da Páscoa. A Ressurreição é um renascimento, exatamente como o sacramento do batismo. É justamente através deste renascimento que podemos ver o “reino de Deus”, isto é, encontramos um significado para os acontecimentos desta vida. Este significado é o que dá fundamento a tudo, é a vida eterna, é Deus mesmo. Eis porque todo o caminho cristão é um caminho de renovação, isto é, um modo novo de ver as mesmas coisas:Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”. As resistências de Nicodemos representam um pouco as nossas resistências. Também nós queremos entender em que sentido podemos de fato ser renovados: Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.  Jesus parece querer nos dizer que o grande dom que se recebe quando nos deixamos introduzir pelo nascimento pascal é aquele de ver brotar dentro de nós a vida do Espírito. E a vida espiritual não é mais a simples vida guiada pela lei da nossa natureza de necessidades ou biológica. Esta é uma vida que manifesta em nós uma liberdade imprevisível. Se a nossa natureza nos constringe ao mecanismo da “causa e efeito”, a vida espiritual nos doa no fim de tudo uma liberdade radical, que é aquela de “causa e imprevisto”. Segundo a nossa natureza nós somos já programados. Segundo o Espírito nós somos um Mistério que se revelando manifestará uma novidade jamais vista. No fundo a partir de Jesus, todos os santos são únicos no mundo.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    12/05 – Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
    10 de maio de 2023 Reflexão do Evangelho
    12/05 – Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

    Sexta-feira, 12 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 15,12-17)   “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.”  …

    Continuar lendo
    27/07 – Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai
    23 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    27/07 – Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai

    Terça-feira, 27 de julho de 2021.   Evangelho (Mt 13,36-43)   “Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai”   Naquele…

    Continuar lendo
    29/01 – Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?
    18 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    29/01 – Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?

    Sábado, 29 de janeiro de 2022. Evangelho (Mc 4,35-41) “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse…

    Continuar lendo