19/02 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!

19/02 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!

Sábado, 19 de fevereiro de 2022.

 

Evangelho (Mc 9,2-13)

 

“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

 

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

 

Reflexão

 

Quando subimos uma montanha nós conseguimos avistar muitas coisas que da planície não se consegue enxergar. Ver do alto é uma experiência que nos ajuda a compreender melhor e a ver de outro ângulo as coisas. Deus nos mostra não um mundo irreal, mostra-nos as coisas, mas do alto. Quando observamos do alto não vemos somente com os nossos próprios olhos, mas com os olhos de Deus. O vale que observamos do alto é o mesmo de onde partimos. No entanto, parece diferente, porque do alto vemos de maneira diferente. A mesma experiência podemos vive-la com alegria ou com dor. Por exemplo, tínhamos perdido algo, na ocasião ficamos desesperados, hoje contamos o fato rindo. Ou ainda, ontem ríamos de alguém, e hoje estamos na mesma situação que nos fazia rir do outro e nos arrependemos de ter rido da tragédia alheia. Para ser feliz é preciso encontrar a justa relação com cada acontecimento e situação que vivemos. Se pudéssemos ver o mundo com os olhos de Deus, o mundo seria diferente, e nós seríamos felizes, como os apóstolos no monte Tabor. Cristo na transfiguração aparece como um “pensamento puro de Deus. Também entre os homens os pensamentos puros têm uma atração e esplendor. Muitas vezes dizemos que certas pessoas são transparentes e luminosas e, outras, são ambíguas, pouco claras. A nossa vida é como uma obra criativa. Para um escritor certos dias uma folha branca pode parecer confusa, da caneta nada sai. Em outros dias as palavras começam a fluir sem esforço, antes, com uma clareza. Nasce um livro. Cada um de nós está diante de uma folha branca da própria vida. Por vezes temos ideias confusas e, finalmente compreendemos que a ideia clara é Cristo e o que devemos fazer é entrar em sintonia com Ele.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    17/04 – Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.
    11 de abril de 2024 Reflexão do Evangelho
    17/04 – Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.

    Quarta-feira, 17 de abril de 2024.   Evangelho (Jo 6,35-40)   “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome…

    Continuar lendo
    06/12 – Levanta-te, pega o leito e vai para casa.
    1 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    06/12 – Levanta-te, pega o leito e vai para casa.

    Segunda-feira, 06 de dezembro de 2021.   Evangelho (Lc 5, 17-26)   “Levanta-te, pega o leito e vai para casa”.   17Um dia Jesus estava…

    Continuar lendo
    29/06 – Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.
    19 de junho de 2024 Reflexão do Evangelho
    29/06 – Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.

    Sábado, 29 de junho de 2024. Evangelho (Mt 8,5-17) “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa” Naquele tempo, 5quando Jesus entrou…

    Continuar lendo