25/03 – Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

25/03 – Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

Sexta-feira, 25 de março de 2022. Anunciação do Senhor

Evangelho (Lc 1,26-38)

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 

Reflexão

Aconteceu a um pastor evangélico na Alemanha eu amava colecionar ícones. Assim, a sua casa paroquial era cheia de imagens da Mãe de Deus. A alguns dos seus paroquianos, a coisa não agradava muito. Porque tanta devoção mariana em uma paróquia da Igreja evangélica? Por fim o pastor encontrou a resposta: “Não são imagens marianas, mas imagens de Cristo, que nasceu de Maria”. Aproveitou também de um dito do teólogo ortodoxo Vladimir Losskij: “Para nós não existe uma mariologia como parte da teologia. O mistério de Maria faz parte essencial da cristologia”. A essência da fé Cristã é o encontro de Deus com o homem. Tal encontro aconteceu em Nazaré. Por isso São João Crisóstomo chamava a Festa da Anunciação como “a festa da raiz”, pois inaugura uma nova era: a economia da salvação tem sua raiz mariana e, portanto, a mariologia é parte essencial da cristologia. O Criador disse “Fiat”, seja feito, e a isto corresponde o Fiat da parte da criatura. Menosprezar uma devoção à Maria é colocar em perigo a própria fé. Esquecer Maria é esquecer o elemento humano na obra de Cristo e a sua mensagem poderia ser interpretada como um programa ideológico. Origem escreve que cada ser humano possui o caráter da Mãe de Deus e prepara a vinda definitiva do Salvador neste mundo. A salvação do mundo é obra de Deus e obra nossa, como Jesus é Filho de Deus Pai e Filho de Maria. Os autores espirituais de todos os tempos falam muito da colaboração humana com a obra do Criador. A colaboração humana com a graça. Sermos passivos na obra da salvação é heresia. O progresso espiritual vem com a colaboração com a graça. O amor de Deus deve encontrar-se com o amor do homem. A obra final da salvação é resultado da colaboração de dois sujeitos: Deus e o homem. Maria é o exemplo mais perfeito da colaboração humana com a graça. O anjo lhe anuncia a graça de gerar o Filho de Deus, Maria aceitou a notícia, deu o seu sim e entregou ao Espírito Santo toda a sua pessoa. O que poderia dar uma mãe se não a si mesma a fim de que nasça um filho? Nasce Jesus que é Filho de Deus e Filho do homem, Homem-Deus. É sem fundamento a objeção de que a devoção mariana diminuiria o amor por Cristo, ou também que devemos ter uma total confiança na graça divina e não nas nossas obras. Estes dois aspectos são inseparáveis para quem crê em Cristo, Homem-Deus.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    02/03 – Quando jejuardes não fiques com o rosto triste como os hipócritas.
    25 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    02/03 – Quando jejuardes não fiques com o rosto triste como os hipócritas.

    Quarta-feira, 02 de março de 2022. – Cinzas   Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)   “Quando jejuardes não fiques com o rosto triste como os hipócritas”  …

    Continuar lendo
    Inscrições abertas: Peregrinação a Aparecida espera levar mais de 200 pessoas
    10 de setembro de 2024 Notícias
    Inscrições abertas: Peregrinação a Aparecida espera levar mais de 200 pessoas

    A Pastoral Universitária do UniSALESIANO abriu inscrições para a Peregrinação a Aparecida entre os dias 12 de agosto e 20 de setembro. A viagem acontecerá nos dias…

    Continuar lendo
    Colaboradoras do UniSALESIANO recebem homenagem de Dia das Mães
    12 de maio de 2021 Notícias
    Colaboradoras do UniSALESIANO recebem homenagem de Dia das Mães

    Após as palavras do Pró-Reitor de Pastoral, as participantes rezaram orações para as mães e receberam mimos A Pastoral Universitária do UniSALESIANO promoveu uma celebração de “Dia das…

    Continuar lendo