26/10 – Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso

26/10 – Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso

Quinta-feira, 26 de outubro de 2023.

 

Evangelho (Lc 12,49-53)

 

“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

 

Reflexão

 

A Palavra de Deus às vezes é como um tapa que levamos no rosto para acordar, é o caso do Evangelho de hoje. Basta olhar a nossa vida, ao nosso redor e tomar consciência que nos falta algo pelo qual “queimar”, falta uma paixão. Queimar de ‘paixão’, de iniciativas, e porque não, também de quedas. A paz que ansiamos é uma falsa paz. O importante é não sentir dor e não fazer esforço, e não importa se não sou feliz, o importante é que não me canso muito, que não sofro muito, que não me incomodo muito. Haveremos de criar uma geração de infelizes porque estamos convencidos que não temos a capacidade de resolver os problemas. Nos esquecemos que muitas vezes para tornarmo-nos nós mesmos precisamos ter o trabalho de nos separarmos da massa, de distinguir-nos. Isso não é renegar um pai ou uma mãe, mas saber sermos nós mesmos. Não é colocar tudo de acordo, mas sermos todos vivos, sentindo a vida como algo pulsante. Buscamos sempre situações onde estamos no controle, mas a vida por definição foge do controle. A vida não é um museu a ser mantido em ordem e bem catalogado. A vida ao invés, é feita de escolhas, tentativas, sonhos pelos quais lutar, sofrimentos a afrontar. Incompreensões a serem digeridas. Neste sentido, Jesus veio para colocar tudo em discussão a fim de que tudo se torne o que tem que ser de fato. Jesus veio trazer o fogo, aquele pelo qual vale acordar toda manhã.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    14/07 – Ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar
    7 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    14/07 – Ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar

    Quarta-feira, 14 de julho de 2021.   Evangelho (Mt 11,25-27)   “…ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser…

    Continuar lendo
    13/04 – Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo.”
    8 de abril de 2024 Reflexão do Evangelho
    13/04 – Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo.”

    Sábado, 13 de abril de 2024.   Evangelho (Jo 6,16-21)   “Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”   16Ao cair da tarde, os…

    Continuar lendo
    09/12 – A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    22 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    09/12 – A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

    Sábado, 09 de dezembro de 2023.   Evangelho (Mt 9,35-10,1.6-8)   “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.”   Naquele tempo, 35Jesus percorria…

    Continuar lendo