28/11 – Então eles verão o filho do Homem vindo..

28/11 – Então eles verão o filho do Homem vindo..

Domingo, 28 de novembro d 2021 – 1º domingo do Advento.

 

Evangelho (Lc 21 25-28.34-36)

 

“Então eles verão o filho do Homem vindo…”

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

Reflexão

A fé não gera produtos acabados, confeccionados em um só golpe, mas produz uma evolução constante. Não se nasce com fé, mas nós alcançamos a fé graças ao encontro transformador com o amor de Cristo Ressuscitado que é continuamente lembrado, narrado e experimentado novamente. Hoje damos início ao tempo do Advento, um tempo que faz ressoar o anuncio: “Deus vem”. Deus é um presente contínuo e não um passado. Deus é uma ação sempre em ato: aconteceu, acontece e acontecerá. Em qualquer momento “Ele vem”. O advento nos exorta a tomarmos consciência dessa verdade. Ressoa como um apelo que nos diz: “Acorda!” Ele não é um Deus que está no céu desinteressado por nossa história, não, Ele é o Deus que vem. É um Pai que nunca cessa de pensar em nós. É um Deus que deseja encontrar-nos, visitar-nos. Ele quer habitar em meio a nós, permanecer conosco. Ele vem para nos libertar do mal e da morte, de tudo que impede a nossa verdadeira felicidade. Deus vem para nos salvar. Deus entra na nossa vida e quer dirigir-se a nós. Na nossa vida nós experimentamos ter pouco tempo para o   Senhor e pouco tempo para nós. Somos absorvidos pelo “fazer”. O advento é o tempo em que somos convidados a refletir sobre a presença de Deus. É um convite para compreender que cada um dos acontecimentos do dia é um sinal que Deus nos dá, um vestígio da atenção que Ele tem por cada um de nós. Quantas vezes Deus nos faz sentir algo do seu amor! Seria interessante que escrevêssemos um diário deste amor. O advento nos convida e nos estimula a contemplar o senhor que está presente. Por ventura essa certeza da sua presença não seria para nós uma ajuda para vermos o mundo com outros olhos?

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
    7 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    08/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

    Quarta-feira, 08 de junho de 2022.   Evangelho (Mt 5,17-19)   “Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”  …

    Continuar lendo
    02/12 – Faça-se conforme a vossa fé.
    30 de novembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    02/12 – Faça-se conforme a vossa fé.

    Sexta-feira, 02 de dezembro de 2022.   Evangelho (Mt 9,27-31)   “Faça-se conforme a vossa fé”   Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram,…

    Continuar lendo
    18/11 – Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!
    16 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    18/11 – Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!

    Quinta-feira, 18 de novembro de 2021.   Evangelho (Lc 19,41-44)   “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!”   Naquele…

    Continuar lendo