11/06 – Quero misericórdia e não sacrifício.

11/06 – Quero misericórdia e não sacrifício.

Domingo, 11 de junho de 2023.

 

Evangelho (Mt 9,9-13)

 

“Quero misericórdia e não sacrifício.”

 

Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício.’ De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

 

 

Reflexão

 

Neste episódio do evangelho Mateus relata o seu primeiro encontro com Jesus. Ele era cobrador de impostos a serviço dos romanos. Detestado pelos zelotas e pelos fariseus. Antes de deixar sua profissão para seguir o Mestre, ele faz um jantar onde o convidado principal era Jesus. Também convidou seus amigos de trabalho a fim de mostrar e fazer conhecer o responsável pela sua mudança, pela sua conversão. É belo ver como este evangelho faz notar que Jesus está bem perto dos que mais precisam dele. Ele veio curar, perdoar, salvar quem está perdido, mas principalmente aqueles que sofrem na alma. Ele não se afasta de nós e não considera ninguém de nós como um “caso perdido”. Ele nos chama à santidade e tem preparada as graças de que precisamos. Ele nos diz que quer misericórdia e não sacrifícios e se alguma vez permite que soframos é porque quer para nós um bem superior. Os nossos momentos de sofrimento precisam ser vividos com fé e esperança. Santa Teresa d’Ávila dizia “que o nosso maior engano é o de não nos abandonarmos inteiramente ao que o Senhor faz, porque Ele sabe melhor o que nos convém”. Já São Paulo dizia que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. A pergunta é: como é que o Senhor nos há de deixar sós diante dos obstáculos que possam surgir para vivermos de acordo com a chamada que nos dirigiu? Ele nos estende a mão de muitas formas: na oração diária, nos Sacramentos, etc. Tudo está na dependência de aceitarmos ou não sua mão estendida. “Quero misericórdia e não sacrifícios”. O verdadeiro sacrifício consiste em sacrificar no altar a vontade de Deus, a nós mesmos. É preciso sacrifício interior e o primeiro sacrifício é a nossa própria conversão.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    02/07 – Aqueles que tem saúde não precisam de médico, mas sim os doentes
    25 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    02/07 – Aqueles que tem saúde não precisam de médico, mas sim os doentes

    Sexta-feira, 02 de Julho de 2021.   Evangelho (Mt 9,9-13)   “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes”.   Naquele…

    Continuar lendo
    06/01 – O Espírito do Senhor está sobre mim.
    5 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    06/01 – O Espírito do Senhor está sobre mim.

    Quinta-feira, 06 de janeiro de 2022.   Evangelho (Lc 4,14-22)   “O Espírito do Senhor está sobre mim”   Naquele tempo, 14Jesus voltou para a…

    Continuar lendo
    08/08 – Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!
    2 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/08 – Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!

    Terça-feira, 08 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 14,22-36)   “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”   Depois que a multidão comera até saciar-se,…

    Continuar lendo