14/05 – Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

14/05 – Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Domingo, 14 de maio de 2023.

 

Evangelho (Jo 14,15-21)

 

“Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.”

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

 

 

Reflexão

 

Muitas vezes nós pensamos que a solução de muitos dos nossos problemas devem vir de fora. Por exemplo, se sofremos por causa de uma pessoa, achamos que para as coisas melhorarem, é a pessoa que deve mudar e não nós. Mas não é certo pensar assim. Muitas vezes somos nós que devemos mudar a nossa maneira de pensar e assumir posturas diferentes. Isto também vale em relação a Deus. Muitas vezes esperamos de Deus sabe-se lá que tipo de sinal. Mas para se fazer conhecer, Deus não precisa fazer mais nada, para fazer-se conhecer Deus não precisa dar mais do que já deu. Se alguém espera este “algo mais”, se ilude: de fato, o amor de Deus já foi manifestado diante de nós, precisamos somente enxergá-lo e acolhê-lo. O problema está em nós e não em Deus. Por isso Jesus insiste sobre a mudança interior dos Apóstolos e fala da necessidade de receber o Espírito Santo. Por quê? Porque o Espírito Santo É Deus acolhido dentro de nós, a fim de que seja Ele a nos reerguer, a nos conduzir, a preencher o vario da nossa alma. Sim, o vazio. De fato, o primeiro momento da conversão de uma pessoa é a consciência de estar vazio e pobre, a consciência de ser um nada. Esta consciência é infeliz se o orgulho a toma pela mão e a domina através da rebelião ou pela vaidade. Mas se esta consciência se torna humilde abertura a Quem pode salvar, agora conduz a Deus, é a alegria de Deus. Jesus disse: “Aquilo que gerou a carne, é carne (Jo 3,6). Estas palavras significam que a pessoa é feita para acolher Deus, assim, a carne (isto é, as soluções terrestres) não poderão jamais satisfazer a pessoa. Se não se acolhe Deus, nos condenamos ao inferno: dentro de nós evidentemente! Acolher o Espirito Santo, agora, se torna o nosso trabalho de todos os dias. Jesus disse: “…eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece”. Jesus insiste sobre as condições interiores para acolher Deus e ver Deus: até que o nosso coração esteja preso ao pecado, nós seremos como cegos: não poderemos ver Deus. Mas a culpa não é da luz, mas sim dos nossos olhos obstinadamente fechados à luz. Sobre isto devemos pensar todos os dias. Jesus nos garante a possibilidade de uma experiência nova fruto da sua morte e Ressurreição: é a experiência da vida nova no Espirito Santo. Tantos cristãos fizeram esta experiência: e não somente os santos do calendário. Tantas pessoas encontraram na vida o que nós não conseguimos encontrar: se encontraram a paz, a paz existe; se encontraram a alegria, a alegria existe; se encontraram Cristo, Cristo está vivo e podemos encontra-lo. Outra questão pode ainda nos incomodar: qual é o sinal da presença do Espirito de Jesus dentro de nós e em meio a nós? Jesus disse aos Apóstolos na Última Ceia: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”. O que significa permanecer em Cristo? Significa permanecer no amor. Deus é Amor. Vivendo o amor, nós mergulharemos em Deus e nos encheremos da sua alegria. Conclusão importante: quem vive na caridade vive em Deus e possui já o Paraíso dentro de si, mesmo que o mundo deva ruir às suas costas. Quem não vive na caridade, não vive em Deus e possui já o inferno dentro de si, também se humanamente tudo vai bem. Quando o coração é habitado pelo amor, vive todas as exigências do amor. Se falta a caridade, tudo perde o valor.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    A oferta

    A OFERTA Em uma Igreja africana, durante o Ofertório da Missa, os encarregados passavam com um grande cesto de bambu, um daqueles que serviam para…

    Continuar lendo
    12/09 – Tu és o Messias
    3 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    12/09 – Tu és o Messias

    Domingo, 12 de setembro de 2021.   Evangelho (Mc 8,27-35)   “Tu és o Messias”.   Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os…

    Continuar lendo
    04/05 – …quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
    28 de abril de 2023 Reflexão do Evangelho
    04/05 – …quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

    Quinta-feira, 04 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 13,16-20)   “…quem me recebe, recebe aquele que me enviou”   Depois de lavar os pés…

    Continuar lendo