20/07 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

20/07 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

Terça-feira, 20 de julho de 2021.

 

Evangelho (Mt 12,46-50)

 

“Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”

 

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 

Reflexão

 

Nem todos reagem com indiferença ou hostilidade a Jesus. Muitos o escutam e até se tornam discípulos. Neste evangelho Jesus nos dá uma definição de discípulo, pondo em causa as relações humanas mais intensas e profundas. A relação com Jesus que se fundamenta na escuta da sua Palavra e no cumprimento da vontade do Pai, cumpre e dá significado a todo relacionamento familiar. O discípulo pode ser definido não somente como alguém que se coloca na sequela de um mestre, aprendendo alguma coisa dele, mas é sobretudo aquele que se torna irmão do Senhor, vivendo a sua vocação de ser filho do mesmo Pai.

As palavras de Jesus que poderiam parecer um sinal de ingratidão em relação a Maria, são pelo contrário um louvor à Mãe. Jesus quebra a limitação do número dos membros de Sua família, agora todos aqueles que escutam a sua Palavra e fazem a vontade do Pai, fazem parte da sua família. Escutar a Palavra de Jesus nos faz entrar cada vez mais na família de Deus da qual já somos parte por força do Batismo. As palavras do Evangelho soam como um apelo a viver como filhos que procuram a vontade do Pai, a conhecem, desejam cumpri-la e a realizam inteiramente. Assim, Maria é modelo e guia para cada um de nós. Santo Ambrósio e Santo Agostinho falam de Maria como Aquela que gerou duas vezes o Filho, e que portanto, foi mãe duas vezes, fisicamente e, ainda antes, quando acolheu a Palavra.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/09 – …porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
    5 de setembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    08/09 – …porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

    Quarta-feira, 08 de setembro de 2022.   Evangelho (Mt 1,1-16.18-23)   “…porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.”   1Livro da origem de Jesus…

    Continuar lendo
    Missas de Cinzas marcam o início da Quaresma com reflexão e espiritualidade
    9 de setembro de 2024 Notícias
    Missas de Cinzas marcam o início da Quaresma com reflexão e espiritualidade

    A imposição das cinzas trata-se de um gesto simbólico que recorda a fragilidade da vida e a busca de conversão e arrependimento. As Missas de Cinzas,…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO realiza 1ª Missa Universitária do ano acadêmico de 2022
    13 de junho de 2022 Notícias
    UniSALESIANO realiza 1ª Missa Universitária do ano acadêmico de 2022

    A celebração foi ministrada pelo Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré   O UniSALESIANO realizou a 1ª Missa Universitária do ano acadêmico de 2022,…

    Continuar lendo