27/08 – Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora

27/08 – Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora

Sexta-feira, 27 de agosto de 2021.

 

Evangelho (Mt 25,1-13)

 

“Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

 

Reflexão

 

Nestes dias o Evangelho tem nos apresentado um tema que apesar de ter sido levantado por Jesus, ainda é muito atual, trata-se da atitude da vigilância cristã. O tema é explicado no evangelho de hoje mediante a antítese insensatez/prudência personificadas nas virgens que esperam todas o esposo, mas nem todas do mesmo modo. É prudente quem sabe esperar, sabe ter paciência sem apressar o momento do encontro fazendo tudo para que, quando chegar, seja encontrado preparado. A paciência tem como código o azeite, que permitirá manter acesa a chama da lâmpada. Ser insensato é ter superficialidade de vida que não sabe avaliar com suficiente ponderação a realidade das coisas e pressupõe resolver tudo de qualquer maneira. O evangelho nos ensina que tudo o que você julga possuir, não deve ser julgado adquirido. O esposo pede para ser amado com todas as forças, com todo o coração, com toda a alma e por isso, as lâmpadas da fé precisam estar acesas. Elas são a disposição interior que nos permite estar abertos ao mistério. O esposo está sempre pronto a vir, e virá sempre. Continua a vir no coração de quem o procura. São Paulo é quem nos diz que Ele voltará e nós somos chamados a vigiar, a espera-lo com fé. A pergunta é: quantos de nós acreditam neste retorno? A espera é a característica principal de quem procura Deus. Mas é uma espera onde não se fica parado, se age. O risco de viver como se Cristo, o “Esposo”, não voltará é palpável. Precisamos acolher a palavra de hoje como um ‘alerta’, como um convite a não desistirmos. Precisamos vigiar com alegria na espera do Esposo que vem.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    07/06 – Bem-aventurados
    4 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    07/06 – Bem-aventurados

    Segunda-feira, 7 de junho de 2021.   Evangelho (Mt 5,1-12)   “Bem-aventurados…”   Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os…

    Continuar lendo
    19/08 – Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos céus.
    16 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    19/08 – Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos céus.

    Sábado, 19 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 19,13-15)   “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é…

    Continuar lendo
    31/07 – Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.
    29 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/07 – Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.

    Domingo, 31 de julho de 2022. XVIII DTC C   Evangelho (Lc 12,13-21)   “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que…

    Continuar lendo