06/11 – Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é nas grandes.

06/11 – Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é nas grandes.

Sábado, 06 de novembro de 2021.

 

Evangelho (Lc 16,9-15)

 

“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é nas grandes”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

 

Reflexão

 

O que será que Jesus está querendo nos ensinar quando disse: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas”. Para compreendermos o que Ele quis nos ensinar, precisamos compreender o significado de “riquezas injustas”. Estas são todas as coisas da vida. E são injustas porque se a justiça é dar a cada um aquilo que ele espera, agora todas as coisas deste mundo não conseguem dar ao nosso coração o que ele realmente espera. De fato, nada deste mundo consegue corresponder até o fim aos desejos de felicidade que nós temos dentro de nós. Por uma parte nos saciam, mas não até o ponto de nos tornarmos felizes. Sobre estar coisas das quais nossa vida é feita podemos fazer amigos, nos aponta o Evangelho. Porque se é verdade que ninguém de nós pode fazer totalmente feliz o próximo, é também verdade que não se pode permanecer indiferente diante da fome dos outros. “Não só de pão vive o homem”, lembrava Jesus ao diabo que o tentava, mas não disse jamais que se pode diminuir a importância do pão. E as piores injustiças deste mundo nascem da injustiça do pão. Nós somos chamados a saber compartilhar com os pobres, com quem nada tem, porque se Deus é solidário, Ele o é sobretudo com estes nossos irmãos. Estes são os famosos “últimos” que serão os primeiros”, e assim como nenhum de nós poderá ter as coisas assim em ordem para achar que merece o paraíso, a única coisa que podemos fazer é confiar em quem ali vai estar. “Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes”. De fato, a qualidade de alguns se vê no como eles tratam os detalhes. O amor pelas pequenas coisas reflete como nos valorizamos realmente. O que conta não é algo aproximado. Quem é excelente no detalhe, Deus o confia o todo. Os santos são heróis nos detalhes.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    16/08 – É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
    10 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    16/08 – É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

    Terça-feira, 16 de agosto de 2022.   Evangelho (Mt 19,23-30)   “É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um…

    Continuar lendo
    02/11 – E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
    30 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    02/11 – E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

    Segunda-feira, 02 de novembro de 2023.   Evangelho (Mt 25,31-46)   “E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda”  …

    Continuar lendo
    12/08 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete
    6 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    12/08 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete

    Quinta-feira, 12 de agosto de 2021.   Evangelho (Mt 18,21-19,1)   “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo