15/12 – E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim.

15/12 – E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim.

Quarta-feira, 15 de dezembro de 2021.

 

Evangelho (Lc 7,19-23)

 

“E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim”

 

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

 

Reflexão

 

20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista”. É bom sermos introduzidos na Novena de Natal com este episódio da crise de João Batista. Ele que foi elogiado por Jesus como o maior entre todos os homens; ele que é Elias que todos estavam esperando; ele que afrontou a prepotência de Herodes e pregou sem medo ou vergonha, agora se encontra com a dúvida atroz que talvez Jesus não fosse o Messias. Cada homem vive certas crises, também os melhores (talvez sobretudo estes). Só através deste tipo de crise seremos purificados de nossas expectativas, do nosso imaginário muito humano, muito míope. E Jesus responde a esta crise, a este questionamento, não com as palavras, não através de um diálogo convincente, mas com fatos: “21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”. A certas crises, a certos questionamentos não se responde analisando demais com os raciocínios, mas abrindo os olhos sobre aquilo que o Senhor faz concretamente. Muitas coisas que nos fazem mal, e nos pesam no coração vem de pensamentos que são assim logicamente impiedosos de não deixar saídas. No entanto, Deus sabe contradizer com os fatos certas lógicas mortíferas. Muitas vezes uma leitura superficial da nossa vida nos convencem de termos errado em tudo, de não valermos nada, de havermos tomado uma paulada, de termos perdido tempo, mas bastaria ir ao fundo das coisas e dos acontecimentos para percebermos que Deus está dizendo outra coisa. Para reconhecermos Jesus precisamos ser inteligentes, precisamos saber ler e ver ‘dentro’.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    18/10 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    13 de outubro de 2021 Reflexão do Evangelho
    18/10 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

    Segunda-feira, 18 de outubro de 2021.   Evangelho (Lc 10,1-9)   “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”   Naquele tempo,1o Senhor escolheu…

    Continuar lendo
    25/09 – Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos.
    13 de setembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    25/09 – Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos.

    Domingo, 25 de setembro de 2022. XXVI TC C   Evangelho (Lc 16,19-31)   “Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão,…

    Continuar lendo
    10/04 – se eles se calarem, as pedras falarão.
    6 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    10/04 – se eles se calarem, as pedras falarão.

    Domingo, 10 de abril de 2022.   Evangelho (Lc 19,28-40)   “se eles se calarem, as pedras falarão”   Naquele tempo, 28Jesus caminhava à frente…

    Continuar lendo