19/12 – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

19/12 – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

Domingo, 19 de dezembro de 2021.

 

Evangelho (Lc 1,39-45)

 

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”

 

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

 

Reflexão

 

O Natal está bem perto e o Evangelho deste domingo narra a visita de Maria a sua prima Isabel. Não é um simples gesto de gentileza, mas representa o encontro do Antigo Testamento com o Novo. As duas mulheres estão grávidas, elas encarnam a expectativa e o Esperado. Izabel simboliza Israel que espera o Messias, e a jovem Maria traz o cumprimento desta expectativa para o bem de toda a humanidade. No seio das duas mulheres estão os frutos que se encontram e se reconhecem: João e Cristo. João exulta no seio de Izabel como sinal do cumprimento do que se esperava: Deus está para visitar Seu povo. Izabel acolhendo Maria, reconhece que está a realizar a promessa de Deus a humanidade e por isso saúda Maria: “Bendita és tu entre as mulheres”. João exulta de alegria no seio de Izabel, exulta de alegria diante de Maria, Arca da Nova Aliança, que traz no seio Jesus, o Filho de Deus feito homem. Esta cena da Visitação expressa a beleza do acolhimento: onde há acolhimento recíproco e escuta, onde se dá espaço ao outro, ali estão Deus e a alegria que vem d’Ele. O exemplo de Izabel que acolhe Maria nos faz entender que Deus quer que nos tornemos também acolhedores. Precisamos acolher Jesus. E o dom surpreendente do Natal é justamente este: Jesus veio para cada um de nós. Nosso compromisso é superar cada vez mais erros e preconceitos, abater as barreiras e eliminar os contrastes que dividem, para construir juntos um mundo de justiça e de paz.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    25/11 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
    16 de novembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    25/11 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

    Sexta-feira, 25 de novembro de 2022.   Evangelho (Lc 21,29-33)   “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”…

    Continuar lendo
    13/09 – Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé
    10 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    13/09 – Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé

    Segunda-feira, 13 de setembro de 2021.   Evangelho (Lc 7,1-10)   “Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”   Naquele tempo:…

    Continuar lendo
    07/08 – Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!
    5 de agosto de 2024 Reflexão do Evangelho
    07/08 – Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!

    Quarta-feira, 07 de agosto de 2024.   Evangelho (Mt 15,21-28)   “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo