21/12 – O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.

21/12 – O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.

Terça-feira, 21 de dezembro de 2021.

 

Evangelho (Lc 1,39-45)

 

“O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”

 

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

 

Reflexão

 

A viagem que Maria faz, descrita no Evangelho de hoje, não nasce de uma ânsia, mas da vontade de compartilhar o que lhe havia acontecido. Colocar-se a serviço de sua prima Isabel é o modo que ela encontrou para exprimir o coração da sua experiência de fé. Uma fé que não se torna caridade concreta arrisca de se tornar uma vida espiritual abstrata e não uma vida espiritual concreta. E a caridade tem sempre semelhança com o que acontece com Maria e Isabel: “40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. A caridade é levar alegria na vida dos outros, especialmente na vida daqueles que se sentem desesperados e sozinhos. É uma alegria que nasce da nossa presença que rende concreta a presença daquele Deus que socorre todos os oprimidos. João Batista exulta no seio da velha mãe, parece quase querer dançar assim como Davi dançou diante da Arca da Aliança. De fato, agora também eles se encontram diante da Arca da Nova Aliança, Maria. Paradoxalmente, porém, também quem recebe quem é objeto da nossa caridade te dá um retorno inesperado. Isabel cheia do Espírito Santo também exclamou a Graça que estava em Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. São os pobres a dizer-nos e fazer-nos entender de verdade quem somo e que sentido tem a nossa vida. Se você deseja fazer discernimento, coloque-se a serviço. O medo e a confusão que Maria tinha experimentado diante do Anjo Gabriel, encontrou luz e acolhimento nas palavras de Isabel. A caridade nos diz sempre a verdade.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    05/10 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    25 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    05/10 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

    Quinta-feira, 05 de outubro de 2023.   Evangelho (Lc 10,1-12)   “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”   Naquele tempo, 1o Senhor…

    Continuar lendo
    17/08 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete
    16 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    17/08 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete

    Quinta-feira, 17 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 18,21-19,1)   “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    13/08 – Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe
    6 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    13/08 – Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe

    Sexta-feira, 13 de agosto de 2021.   Evangelho (Mt 19,3-12)   “Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”   Naquele tempo, 3alguns fariseus…

    Continuar lendo