02/01 – Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.

02/01 – Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.

Domingo, 02 de janeiro de 2022. Domingo da Epifania

 

Evangelho (Mt 2,1-12)

 

“Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”

 

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

 

Reflexão

 

Hoje celebramos a Solenidade da Epifania, a manifestação de Cristo aos Magos. Guiados por uma estrela eles chegaram à Jerusalém. Ninguém na cidade sabia sobre o ocorrido nascimento, nem mesmo Herodes que permaneceu muito perturbado com a notícia. Os Magos confiaram nas Sagradas Escrituras, viram a estrela e, cheios de alegria, seguiram-na até quando ela parou numa cabana. Entraram e encontraram o Menino com Maria. Prostraram-se diante d’Ele e ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra, uma homenagem à Sua dignidade Real. Este acontecimento é importante porque ele marca o início da adesão dos povos pagãos a Cristo. Se Maria, José e os Pastores representam o povo de Israel que acolheu o Senhor, os Magos são as primícias das nações, chamadas também elas a fazer parte da Igreja, novo povo de Deus. A Epifania de Cristo é também a Epifania da Igreja, isto é, a manifestação de sua vocação e missão universal. Hoje celebramos Cristo, meta da peregrinação dos povos em busca da salvação. Deus se revela ao mundo como luz que guia e introduz a humanidade na terra prometida, onde reinarão liberdade, justiça e paz. Aos Magos, guiados pela estrela, foi possível acreditar que aquele menino, mergulhado na pobreza de uma cabana era o rei dos judeus, porque estavam abertos a verdade. Reconheceram o Sinal e adoraram o Menino. O convite dos Magos do Evangelho aos Magos de hoje é o de abrir mentes e corações e oferecer a Jesus os dons de suas buscas. Não podemos ter medo da luz de Cristo! A Sua luz é o esplendor da verdade. Deixemo-nos iluminar por Ele; deixemo-nos arrebatar pelo Seu amor e encontraremos o caminho da paz.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Imagens de Dom Bosco visitam setores do UniSALESIANO durante o mês de agosto
    10 de setembro de 2024 Notícias
    Imagens de Dom Bosco visitam setores do UniSALESIANO durante o mês de agosto

    No mês de agosto, o UniSALESIANO de Araçatuba se reveste de espiritualidade e tradição ao celebrar o nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos, cuja data é…

    Continuar lendo
    01/03 – Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
    25 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    01/03 – Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

    Terça-feira, 01 de março de 2022.   Evangelho (Mc 10,28-31)   “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”   Naquele tempo, 28começou Pedro a…

    Continuar lendo
    15/03 – Não é este a quem procuram matar?
    12 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    15/03 – Não é este a quem procuram matar?

    Sexta-feira, 15 de março de 2024.   Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)   “Não é este a quem procuram matar?”   Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a…

    Continuar lendo