08/01 – É necessário que ele cresça e eu diminua.

08/01 – É necessário que ele cresça e eu diminua.

Sábado, 08 de janeiro de 2022.

 

Evangelho (Jo 3,22-30)

 

“É necessário que ele cresça e eu diminua”

 

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

 

Reflexão

 

Este texto do evangelho de hoje nos apresenta o último testemunho de João Batista, antes de ser preso por Herodes, sobre o Messias Jesus que ele anunciou. A missão do precursor é dar testemunho de Jesus. João define Jesus como o Belo esposo do novo povo de Deus e da humanidade nova. “Ele tem que crescer e eu tenho que diminuir”. O evangelista ressalta o papel de João Batista como “testemunho” em favor de Jesus. A medida que a figura de Cristo cresce e vai se afirmando entre o povo, João corda o passo a possíveis invejas entre os seus seguidores a respeito do rabi de Nazaré. João é o amigo do noivo, que ajuda e o ouve, e se alegra com a voz do esposo. A alegria de João é completa porque jesus está crescendo, a sua presença está se tornando mais sólida entre o povo, enquanto que João cumpriu o seu trabalho. Sublime grandeza do maior dos profetas. Devemos nos perguntar se nossos trabalhos pastorais, nossas ações concretas têm este mesmo objetivo de João Batista: “Que ele cresça e eu diminua”. Afinal, Jesus é centro de tudo, também do nosso trabalho evangelizador, somos apenas “servos”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora
    13 de junho de 2022 Notícias
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora

    Ao final do mês, os pedidos feitos pelos colaboradores serão queimados   Como parte das ações comemorativas de Maio, mês dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora…

    Continuar lendo
    29/05 – Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas
    21 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    29/05 – Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas

    Sábado, 29 de maio de 2021 Evangelho (Mc 11, 27-33)   “…pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas…”   Naquele…

    Continuar lendo
    27/08 – Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora
    20 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    27/08 – Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora

    Sexta-feira, 27 de agosto de 2021.   Evangelho (Mt 25,1-13)   “Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora”…

    Continuar lendo