27/01 – Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

27/01 – Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022.

Evangelho (Mc 4,21-25)

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

Reflexão

Para desvendar os mistérios do reino de Deus, Jesus usa de vários meios. Hoje o evangelho nos apresenta duas parábolas, a da lâmpada e a da medida, com esta mesma intenção. As parábolas ocultam a luz do Reino aos que não creem, mas a luz da verdade acabará por ser reconhecida. Essa luz é o próprio Jesus que nos diz: “Eu sou a luz do mundo; o que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Se por um tempo a sua palavra e pessoa estão veladas para os que não creem, virá um dia em que estarão tão patentes que a sua rejeição merecerá uma condenação. Quem não tenha entendido o mistério do Reino por tê-lo rejeitado, perderá inclusivamente o que tiver recebido: “Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. Ou seja, o que tem o Reino receberá mais; o que não tem o Reino perderá até o que tem. A parábola da lâmpada põe em evidência a oposição que existe entre luz e trevas, isto é, entre fé e incredulidade. Acentua ainda a necessidade de passar da fé à vida, porque Cristo e o evangelho são luz, e esta deverá iluminar a existência daquele que crê sinceramente; e não só a sua existência, mas também a dos outros. A fé do Batismo é a lâmpada acesa no princípio do nosso caminhar cristão para iluminar toda a nossa vida e a nossa conduta. Toda a nossa vida, critérios, valores e conduta devem estar conformes com essa luz de Cristo que nos iluminou. Luz que nos foi dada não para guardar no baú de recordações, mas para que ilumine os outros com as nossas boas obras. Não podemos ocultar a luz da fé em Cristo no meio dos ambientes que nos movemos.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/05 – Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.
    3 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    26/05 – Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.

    Quinta-Feira, 26 de maio de 2022.   Evangelho (Jo 16,12-15)   “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e…

    Continuar lendo
    02/08 – Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família
    31 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    02/08 – Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família

    Sexta-feira, 02 de agosto de 2024.   Evangelho (Mt 13,54-58)   “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família”…

    Continuar lendo
    17/06 – Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
    6 de junho de 2024 Reflexão do Evangelho
    17/06 – Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.

    Segunda-feira, 17 de junho de 2024.   Evangelho (Mt 5,38-42)   “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede…

    Continuar lendo