02/02 – O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele.

02/02 – O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele.

Quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022.

Evangelho (Lc 2,22-40)

 

“O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele”

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

 

Reflexão

Hoje, festa da Apresentação do Senhor. Por que justamente hoje? No evangelho podemos ler as palavras do velho Simeão que engradece a Deus porque pode ver ainda em vida aquele que é luz para iluminar o mundo e glória de Israel. As velas são usadas continuamente nas igrejas. A origem do uso é evidentemente prática. As velas eram usadas para iluminar as casas. A iluminação com as velas cria uma agradável sugestão, sobretudo quando a igreja está cheia de imagens. Os refletores não podem substituir tal efeito. Durante a liturgia se acende sempre as velas. E a mesma vela são atribuídos tantos significados simbólicos. Nos textos litúrgicos, a vela, o círio, é imagem de Cristo, que é a luz do mundo. O momento mais sugestivo é o da vigília pascal, quando se ascende o grande círio, levando-o pela igreja escura acompanhado do canto “eis a luz de Cristo”. Do círio são ascendidos todas as outras, a luz de Cristo ilumina também nós. Nas dificuldades as vezes nos deixamos iluminar por muitas luzes banais, mas todas estas luzes cairão, como nos diz o livro do apocalipse. Cristo é a verdadeira luz. A luz que se consome. Cristo é a luz do mundo através do seu sacrifício, assim como a vela se consome e se torna luz, Cristo se consome por nós e se torna a nossa luz. Também cada um de nossos sacrifícios, por pequeno que seja, há um grande valo e retorna também luz. Todas as grandes obras surgem de grandes sacrifícios vale o provérbio: uma coisa vale tanto quanto custa.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Imagem de Dom Bosco peregrina setores do UniSALESIANO no mês festivo de agosto
    15 de agosto de 2023 Notícias
    Imagem de Dom Bosco peregrina setores do UniSALESIANO no mês festivo de agosto

    Nascimento de São João Bosco, o fundador dos Salesianos, é comemorado dia 16 de agosto.   A atmosfera festiva toma conta do UniSALESIANO de Araçatuba…

    Continuar lendo
    08/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
    7 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    08/06 – Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

    Quarta-feira, 08 de junho de 2022.   Evangelho (Mt 5,17-19)   “Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”  …

    Continuar lendo
    24/02 – Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim eles jejuarão.
    13 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    24/02 – Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim eles jejuarão.

    Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mt 9,14-15)   “Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim eles…

    Continuar lendo