26/02 – Deixai vir a mim as crianças.

26/02 – Deixai vir a mim as crianças.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022.

 

Evangelho (Mc 10,13-16)

 

“Deixai vir a mim as crianças”

 

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

 

Reflexão

 

Uma criança é o início natural de uma vida. Ser “como uma criança” é o esforço e o objetivo da vida, até o fim da vida. Mas se nos esforçamos para atingir este objetivo, é importante que saibamos quais as características de uma criança que podem servir como exemplo de virtude. Em primeiro lugar a criança é consciente que deve crescer. Quando dá os primeiros passos se coloca de pé, e durante toda a infância procura demonstrar que já é “grande”. Uma coisa semelhante também acontece na vida espiritual. Na vida física se cresce somente até a juventude. Na vida espiritual precisa crescer sempre, porque a graça de Deus não tem medida: ela é infinita. A criança que perdeu a confiança nos pais e nos amigos, perdeu a infância, e quem sabe a sua vida termine tragicamente. Também as crianças brigam com os colegas, mas no final resolvem a briga dizendo: contarei ao meu pai ou a minha mãe! É a fé capaz de pacificar os conflitos. Também os adultos conservam a confiança em relação aos outros, se tem a confiança que sobre todas as discórdias e conflitos existe um Pai nos céus, e sem a sua vontade ninguém poderá tocar nem mesmo em um fio de seu cabelo. Nenhum homem é uma ilha: esta convicção é necessária para crescer na Igreja, que é comunhão dos santos. Se, sabemos que é difícil conservar a confiança nos homens depois de tantas amargas desilusões e tristes experiências, mas Deus nos protegerá contra aqueles que desejam nos fazer mal, e nos enviará aqueles que nos ajudarão e nos consolarão. E os mensageiros de Deus merecem confiança. Na infância a própria natureza impele o pequeno homem a haver uma relação muito concreta com aqueles que o circundam. Se esta postura é consciente, a chamamos de sabedoria. A sabedoria terra é quando buscamos aquilo que pode servir para a nossa vida concreta e à nossa felicidade. O cristão sábio é aquele que procura tudo o que pode servir para melhorar o seu conhecimento sobre Deus e, portanto, sobre a vida eterna. É importante que conservemos até na velhice a docilidade de juventude.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Intervalo Dom Bosco promove desafios para acadêmicos do UniSALESIANO
    19 de agosto de 2022 Sem categoria
    Intervalo Dom Bosco promove desafios para acadêmicos do UniSALESIANO

    O evento foi realizado no dia 17 de agosto, nos períodos diurno e noturno O Intervalo Dom Bosco do UniSALESIANO comemorou com muita festa e interação o…

    Continuar lendo
    04/03 – Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
    4 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    04/03 – Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

    Segunda-feira, 04 de março de 2024.   Evangelho (Lc 4,24-30)   “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.”   Jesus, vindo a…

    Continuar lendo
    Alunos do Colégio Salesiano plantam 100 mudas de ipê em torno do UniSALESIANO
    25 de novembro de 2021 Notícias
    Alunos do Colégio Salesiano plantam 100 mudas de ipê em torno do UniSALESIANO

    O objetivo do evento foi promover a integração, educação e, principalmente, a conscientização ambiental. Uma parceria entre o Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” e o…

    Continuar lendo