07/03 – E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

07/03 – E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

Segunda-feira, 07 de março de 2022.

 

Evangelho (Mt 25,31-46)

 

“E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

 

Reflexão

 

Como podemos imaginar a vinda de Cristo na glória? Os pintores tentam nos ajudar com as cores e os pincéis. Mas o que significa Glória? A glória é um atributo somente de Deus. Na vida do dia-a-dia consideramos muitas coisas mais importantes do que Deus. Mas quando chegar o dia em que Cristo virá na sua glória, então todos nós saberemos que somente ele é importante. Se no último dia conheceremos plenamente Cristo, conheceremos também todas as nações, o Cristo inteiro “místico”, não somente o Cristo que se reveste do universo, mas aquele que o contém, não somente o Cristo que possui todos os nomes, mas aquele que está acima de todo nome. Este conhecimento trará consigo também a separação dos homens, segundo a radical escolha de cada um, para o bem ou para o mal. Os homens são iguais somente externamente; mas dentro do seu coração, são ovelhas e lobos. O mistério do bem e do mal será clarificado somente no fim dos séculos. Mas a separação dos bons e dos maus não acontecerá como num tribunal, julgados segundo um artigo de lei. Não podemos nos esquecer que o Verbo se faz carne, se fez homem e conclusão moral que temos é: aquilo que fizemos os homens, fizemos a Cristo. O amor é a lei fundamental que decide o destino eterno de todo homem. O amor é o sentido de toda lei, dos profetas, dos evangelhos, dos sacramentos e da vida eclesial.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    22/07 – Rabunni!
    15 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    22/07 – Rabunni!

    Quinta-feira, 22 de julho de 2021.   Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)   “Rabunni!”   1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Por quem caminhar?

      POR QUEM CAMINHAR?   Uma estória hebraica conta que um sábio rabino e cheio de temor de Deus, uma tarde, após uma jornada pesquisando…

    Continuar lendo
    04/08 – Eu Sou o Pão da Vida
    2 de agosto de 2024 Reflexão do Evangelho
    04/08 – Eu Sou o Pão da Vida

    Domingo, 04 de agosto de 2024 Evangelho (Jo 6,24-35)   “Eu Sou o Pão da Vida”   Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus…

    Continuar lendo