14/03 – …perdoai e sereis perdoados.

14/03 – …perdoai e sereis perdoados.

Segunda-feira, 14 de março de 2022.

Evangelho (Lc 6,36-38)

 

“…perdoai e sereis perdoados.”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

 

Reflexão

 

Jesus nos pede que sejamos misericordiosos. O que é ser misericordioso? Misericordioso é quem tem um coração sensível que se move para a compaixão. O misericordioso procura ajudar quem é pobre, de escutar e consolar quem está na dor. Pra nós o coração é o lugar símbolo dos sentimentos. Na linguagem bíblica possui um significado mais profundo: no coração se concentra toda a vida interior. O coração escolhe, decide, mas sobretudo no coração se conserva as recordações de tudo o que vivemos. São recordações dos acontecimentos, mas especialmente das pessoas que encontramos, e das impressões que estas produziram em nós. Neste sentido, misericordioso é aquele que recorda no coração as pessoas da vida e permanece fiel a elas. A memória é uma virtude que se perde facilmente na confusão moderna. Encontramos muitas pessoas e as esquecemos; hoje alguém te comove, amanhã são esquecidas. A nossa misericórdia se tornou superficial, sentimental, sem as raízes da estabilidade, da memória, da fidelidade! Em nossas orações sálmicas pedimos que Deus seja misericordioso conosco, ou O agradecemos pela sua imensa misericórdia. Deus vê a nossa miséria e se comove. O homem moderno é inseguro e está sempre buscando uma âncora de salvação: o dinheiro, os amigos, o poder. Mas isto tudo é fraco. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas quando isso se torna visível? Quando reconhecemos a presença de Deus no homem? Se reconhece nas obras de misericórdia. Cada um de nós será avaliado segundo a medida com a qual medimos o próximo: “Com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    02/09 – Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes
    30 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    02/09 – Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes

    Quinta-feira, 02 de setembro de 2021.   Evangelho (Lc 5,1-11)   “Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”   Naquele tempo, 1Jesus…

    Continuar lendo
    30/07 – Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor.
    28 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    30/07 – Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor.

    Sábado, 30 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 14,1-12)   “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor”   1Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    17/02 – Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.
    10 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    17/02 – Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

    Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 8,34-9,1)   “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e…

    Continuar lendo