16/03- Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja o vosso servo.

16/03- Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja o vosso servo.

Quarta-feira, 16 de março de 2022.

Evangelho (Mt 20,17-28)

 

“Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja o vosso servo”

 

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

 

Reflexão

Jesus está se dirigindo para Jerusalém junto com seus discípulos e para o povo hebreu, dos quais os discípulos faziam parte, Jerusalém era a cidade escolhida por Deus como sua morada, é também a cidade onde o Messias tomaria posse do seu reino. Jesus também era conhecedor destes pensamentos, mas em todo o caso, Ele devia subir para Jerusalém, lá seria recebido como entusiasmo pelo povo, aclamado com cantos e folhas de palmeiras. Mas uma coisa era pouco clara: o modo como tomará posse do seu poder. Jesus deverá ser condenado à morte e coroado de espinhos. Todos os mistérios de Deus são incompreensíveis, para entende-los precisamos das luzes do Espírito Santo. Cristo toma posse de seu poder abandonado por todos, mas junto a ele está o Pai, e aqui está o seu verdadeiro poder. Quem tem fé não teme o insucesso junto aos homens. Quem tem fé não se maravilha que a vida cristã, os seus princípios, as suas orações pareçam ridículas juntos aos que não creem. Esta ridicularização é motivo de tristeza por que evidencia compaixão pela cegueira dos mesmos. Para se compreender o mistério da cruz é necessária a ajuda do Espírito Santo. Na nossa experiência cotidiana a luz provem sempre de uma fonte externa: do sol, da lâmpada, da vela. Os hebreus falavam de uma dupla luz, uma interna e outra externa, isto é, da capacidade de se ver além, “da luz dos olhos”. Aos Mestres da Lei faltava a “luz dos olhos” para entender Jesus, isto é, a capacidade de entender o que as Sagradas Escrituras diziam espiritualmente. O que fazer com a cegueira interior? Quem busca só o poder não pode ver o reino de Deus.

 

Pe. Padre Paulo Jácomo, sdb

 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    24/09 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.
    14 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    24/09 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

    Domingo, 24 de Setembro de 2023.   Evangelho (Mt 20,1-16)   “Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”   Naquele…

    Continuar lendo
    15/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
    12 de maio de 2023 Reflexão do Evangelho
    15/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

    Segunda-feira, 15 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 15,26-16,4)   “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito…

    Continuar lendo
    27/01 – O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
    20 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    27/01 – O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.

    Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023.   Evangelho (Mc 4,26-34)   “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra”  …

    Continuar lendo