27/04 – Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

27/04 – Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Quarta-feira, 27 de abril de 2022.

 

Evangelho (Jo 3,16-21)

 

“Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”

 

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

 

Reflexão

 

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.”. Como gostaria que lêssemos mais e mais vezes estas palavras o Evangelho de hoje. As deixássemos penetrar até o profundo do nosso coração. Elas me comovem. Saber-me amado a tal ponto de saber que Deus pediu ao próprio Filho de sacrificar-se por mim não me deixa indiferente. A fé não é tanto crer nas coisas sobre Deus, mas crer mais em nós mesmos aceitando em sermos verdadeiramente amados. Nos valorizamos pouco. Acreditamos muitos nas nossas “trevas” do que na luz com a qual somos iluminados: “mas os homens preferiram as trevas à  luz, porque suas ações eram más”.  Aos nossos olhos é vais credível o copo meio vazio. Nos olhamos quase sempre com julgamentos, com sentimento de culpa e não conseguimos acolher o olhar de Deus sobre nós. Um olhar que nos diz: “você é precioso! Precioso ao ponto de que morri por ti”. Não nos diz isso para fazer nascer em nós gratidão ou sentimento de culpa. Deus não precisa do nosso “obrigado”, ou das nossas frustrações. Ele precisa da nossa felicidade. A única coisa que verdadeiramente nos faz dar glória a Deus é a nossa felicidade. Porque a única coisa que satisfaz uma pessoa que ama é saber que quem está amando é feliz. Por esta felicidade sacrificaria até a si mesmo. E Deus o fez verdadeiramente. Sob a luz de um amor assim, devemos reler toda a nossa vida e ter a coragem de desfazer-se do que é incerto: “Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”. No fundo é isto o que pede Jesus: caminhar ao encontro do Seu Amor e escolher na vida aquilo que está de acordo com isso. Todo o resto é somente uma antecipação da morte, também se não nos damos conta disso rapidamente. De fato, o malvado pensa ser esperto, mas depois, qual é o seu fim?

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    27/02 – E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
    24 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    27/02 – E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

    Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mt 25,31-46)   “E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda”  …

    Continuar lendo
    31/10 – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.
    25 de outubro de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/10 – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.

    Segunda-feira, 31 de outubro de 2022.   Evangelho (Lc 14,12-14)   “Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”   Naquele tempo, 12dizia Jesus ao…

    Continuar lendo
    01/10 – Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
    30 de setembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    01/10 – Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.

    Sábado, 01 de outubro de 2022.   Evangelho (Lc 10,17-24)   “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas…

    Continuar lendo