03/05 – “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim”.

03/05 – “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim”.

Terça-feira, 03 de maio de 2022.

 

Evangelho (Jo 14,6-14)

 

“Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim”

 

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

 

Reflexão

 

Hoje celebramos a festa de S. Filipe e S. Tiago, apóstolos. Penso que seria interessante iniciar a reflexão do evangelho justamente com as palavras de Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”. Se formos ver, no fundo Filipe tinha razão, pois todos nós queremos conhecer e entender o verdadeiro motivo de tudo, aquilo que dá razão à nossa vida.  aquilo que é origem dá sentido a todas as coisas, aquilo que enche de significado também as coisas mais absurdas da história. O Pai é o segredo de Jesus, um segredo que Ele nos revelou na sua própria pessoa. Assim, o pedido de Filipe pode se tornar a jaculatória para cada um de nós. Mas a esta nossa oração nós precisamos somar as palavras de Jesus: “Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras” . Jesus disse a Filipe esta verdade incandescente: quem vê Jesus vê o Pai. É Jesus a revelação deste segredo escondido. Quem encontra Jesus faz a experiência deste segredo. Eis porque a vida cristã não é uma simples iluminação. Jesus não traz somente informações teologicamente corretas. Ele não nos fala do Pai como se fosse um manual de teologia. É a Sua pessoa a mensagem, e só se pode entrar nesta revelação através da relação com a Sua pessoa, aí sim se pode entrar numa relação com o Pai. Aqui se entende o apego de nós católicos aos Sacramentos. Eles de fato não são explicações, mas experiência de Deus. A partir deles nós podemos entrar em relação com Jesus e, através d’Ele, com o Pai. Mas a prova de que a experiência que estamos fazendo é real, é a justa medida da nossa capacidade em amar os irmãos. Podemos quase dizer: “diga-me como amas e te direi como credes”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    18/04 – Alegrai-vos.
    14 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    18/04 – Alegrai-vos.

    Segunda-feira, 18 de abril de 2022.   Evangelho (Mt 28,8-15)   “Alegrai-vos”   Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas…

    Continuar lendo
    25/07 – Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor.
    27 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    25/07 – Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor.

    Segunda-feira, 25 de julho de 2022. São Tiago Maior   Evangelho (Mt 20,20-28)   “Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor.”   20Naquele tempo, a…

    Continuar lendo
    05/12 – Coragem, sou eu! Não tenhais medo!
    5 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    05/12 – Coragem, sou eu! Não tenhais medo!

    Quarta-feira, 05 de janeiro de 2022.   Evangelho (Mc 6,45-52)   “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!”   Depois de saciar os cinco mil homens,…

    Continuar lendo