02/06 – …para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti…

02/06 – …para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti…

Quinta-feira, 02 de junho de 2022.

 

Evangelho (Jo 17,20-26)

 

“…para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti…”

 

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

 

Reflexão

 

Às vezes quando a gente lê o Evangelho de João chega dá um calafrio, mas basta um pouco mais de atenção para percebermos uma beleza extraordinária. “Eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim”. Onde está o Pai? O Pai está no Filho. E onde está o Filho? O Filho está em nós. Qual é a parte mais visível de Deus? Nós. Esta é a grande responsabilidade que nos foi dada, aquela de ser a visibilidade de Deus. E isto é possível porque o amor nos faz entrar no outro de maneira profunda. Quando se ama alguém agora aquele amor entra tanto dentro de nós que tudo aquilo que se faz é influenciado por este amor. Neste sentido cada coisa fala deste amor. Tudo aquilo que Jesus fez na vida o fez tornando visível o amor do Pai. E isto porque é tão forte e verdadeiro o amor que Ele tem pelo Pai e que o Pai tem por Ele, que tudo aquilo que fez o fez influenciado por este amor. Do mesmo modo o amor profundo por Cristo deveria chegar tão profundamente em nós de modo a influenciar tudo aquilo que fazemos de modo a deixar claro que tudo fizemos por amor a Cristo. Quem vê o que fazemos, em certo sentido, vê o amor de Cristo e vê o amor do Pai. Não é um jogo de palavras, mas talvez seja a imagem mais bela para expressar do que é feito o amor de Deus. Ninguém agora pode dizer de não ver Deus, porque encontrando cada coisa feita por um discípulo que ama Jesus, encontra o próprio Cristo. É este o modo que Deus escolheu para tocar a vida dos homens: através do Seu Filho. E Seu Filho escolheu tocar a vida dos homens através de nós. Nossa maior responsabilidade é não trair esta passagem de amor. Quando nós não amamos impedimos a Cristo de amor e aos outros de ver a Deus. A evangelização consiste somente em permitir ao amor de acontecer através de nós..

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    27/01 – Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?
    19 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    27/01 – Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

    Sábado, 27 de janeiro de 2024.   Evangelho (Mc 4,35-41)   “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”   35Naquele dia, ao cair…

    Continuar lendo
    18/08 – A minha alma engradece ao Senhor…
    8 de agosto de 2024 Reflexão do Evangelho
    18/08 – A minha alma engradece ao Senhor…

    Domingo 18 de agosto de 2024. Evangelho (Lc 1,39-56)   “A minha alma engradece ao Senhor…”   Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa,…

    Continuar lendo
    01/02 – Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem
    22 de janeiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    01/02 – Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem

    Quinta-feira, 01 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 6,7-13)   “Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem”   8Recomendou-lhes que não…

    Continuar lendo