23/06 – De fato, a mão do Senhor estava com ele.

23/06 – De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Quinta-feira, 23 de junho de 2022.

 

Evangelho (Lc 1,57-66.80)

 

“De fato, a mão do Senhor estava com ele.”

 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

 

Reflexão

 

É Zacarias quem determina: “João é o seu nome!”. João Batista realiza o que significa o seu nome: graça, bondade. O Senhor entrega a este recém-nascido a tarefa de ser o precursor de Jesus, d’Aquele que manifesta na Sua pessoa “a bondade de Deus”. É por seu estilo de vida, pela sua atividade e pela sua morte violenta, com a sua personalidade, que João Batista se torna uma figura forte no Evangelho. São os próprios Evangelhos que dizem que a pessoa e a obra de João Batista estiveram sempre em função preparatória da missão de Jesus. Com sua orientação radical para Cristo, se torna nosso mestre de vida espiritual. É João que salta de alegria no ventre de sua mãe Isabel, quando encontra com Jesus, também este, ainda no ventre de Sua Mãe Maria. O nascimento de João foi causa de alegria entre os vizinhos e parentes, assim como o nascimento de Jesus foi anúncio de alegria aos pastores e para todo o povo. João é testemunha de Cristo, veio para dar testemunho da luz.  João Batista é o homem do contraste: vive no silêncio, mas convida uma multidão à conversão; é humilde reconhecendo que ele é somente a voz que grita no deserto e não a Palavra; nada o impede de denunciar as injustiças; convida seus discípulos a irem atrás de Jesus. Silencioso, humilde, é também corajoso. João Batista é um grande homem, o maior nascido de mulher, elogio que recebe do próprio Jesus. Embora se possa dizer isso e muito mais, ele é somente o precursor. É para nós modelo de santidade, pois em suas atitudes de precursor, manifestadas na sua oração atenta ao Espírito, na sua força e humildade, estão a ajuda para nos abrir novos horizontes de santidade para nós e para todos os cristãos.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    24/11 – Minha casa será casa de oração.
    9 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    24/11 – Minha casa será casa de oração.

    Sexta-feira, 24 de novembro de 2023.   Evangelho (Lc 19,45-48)   “Minha casa será casa de oração”   Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e…

    Continuar lendo
    24/06 – João é o seu nome!
    13 de junho de 2024 Reflexão do Evangelho
    24/06 – João é o seu nome!

    Segunda-feira, 24 de Junho de 2024. Evangelho (Lc 1,57-66.80)   “João é o seu nome!”   57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela…

    Continuar lendo
    06/07 – Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    06/07 – Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?

    Sábado, 06 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 9,14-17)   “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está…

    Continuar lendo