03/07 – …tu é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

03/07 – …tu é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

Domingo, 03 de julho de 2022.

 

Solenidade de Pedro e Paulo

 

Evangelho (Mt 16,13-19)

 

“…tu é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”.

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

 

Reflexão

 

A Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo é a celebração das grandes testemunhas de Jesus Cristo. São Paulo, o Apóstolo dos gentios. De perseguidor, foi agarrado por Cristo. Sempre zeloso ardente na sua missão. Apaixonado por Cristo, deixou-se impelir pelo amor do Mestre. Percorreu o mundo pregando Cristo aos gentios e aos pagãos. A espiritualidade da Igreja sempre se nutriu do ardor da fé e da caridade de São Paulo.

Hoje nós celebramos a festa da catolicidade, pois celebramos também Pedro, a pedra que é alicerce sobre o qual Cristo edificou a sua Igreja. Pedro faz a sua confissão a Jesus reconhecendo-o como Messias e Filho de Deus. É mediante esta confissão que Pedro recebe a sua tarefa particular através das três imagens: a da rocha que se torna pedra de fundamento ou pedra angular, a das chaves e a de ligar e desligar. E o que dizer desta tarefa recebida por Pedro? A partir do acontecimento descrito no Evangelho de hoje, precisamos entender que a Igreja não é uma sociedade de Livres pensadores, mas é a comunidade daqueles que se unem a Pedro em proclamar a fé em Jesus Cristo. Quem edifica a Igreja é Cristo. É ele quem escolhe livremente um homem para colocá-lo na base do edifício. Pedro é apenas a primeira pedra do edifício, enquanto Cristo é Aquele que põe a primeira pedra.

O que podemos dizer é que não pode estar verdadeira e plenamente na Igreja, como pedra viva, se não está em comunhão com a fé de Pedro e a sua autoridade. A função de Pedro é serviço. O serviço de apascentar as ovelhas de Jesus, serviço que está implícito no “ligar” e “deligar”, ditos por Jesus. Testemunha de Cristo, pastor e servo dos que creem, portanto, são as características que de Cristo passaram a Pedro.

Pedro e Paulo, caminhos diferentes, serviços quase idênticos. Dois Apóstolos, duas testemunhas, dois mártires. Uma tradição antiquíssima, que remonta aos tempos apostólicos, narra que exatamente a pouca distância deste lugar aconteceu o último encontro entre eles, antes do martírio: os dois ter-se-iam abraçado, abençoando-se reciprocamente. E sobre a porta principal desta Basílica eles estão representados em conjunto, com as cenas do martírio de ambos. Desde o início, portanto, a tradição cristã considerou Pedro e Paulo inseparáveis um do outro, embora cada um tenha tido uma missão diferente a cumprir: Pedro, em primeiro lugar, confessou a fé em Cristo, e Paulo obteve o dom de poder aprofundar a sua riqueza. Pedro fundou a primeira comunidade dos cristãos provenientes do povo eleito, e Paulo tornou-se o Apóstolo dos pagãos. Com carismas diversos trabalharam por uma única causa: a construção da Igreja de Cristo.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    06/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
    7 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    06/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

    Segunda-feira, 06 de maio de 2024.   Evangelho (Jo 15,26-16,4)   “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito…

    Continuar lendo
    28/08 – Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
    24 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    28/08 – Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.

    Domingo, 28 de agosto de 2022.   Evangelho (Lc 14,1.7-14)   “Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”   1Aconteceu…

    Continuar lendo
    23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
    11 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.

    Terça-feira, 23 de agosto de 2022.   Evangelho (Mt 13,44-46)   “O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo