05/08 – Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.

05/08 – Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.

Sexta-feira, 05 de agosto de 2022.

 

Evangelho (Mt 16,24-28)

 

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.”

 

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.

 

Reflexão

 

O motivo pelo qual muitas vezes nós procuramos Jesus é porque queremos que Ele nos explique algumas coisas que acontecem na nossa vida. O evangelho de hoje nos descreve o modo pelo qual nós podemos receber uma resposta: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Parece que Jesus nos diz: “Se você quer entender o motivo pelo qual você está vivendo esta experiência, agora abraça esta experiência até o fim, sem perder a busca compulsiva do porquê, desça até o fundo, na escuridão, me siga”. Nós ao contrário ficamos parados à porta. Permanecemos presos aos “porquês” e nos defendemos com todas as nossas forças daquilo que nos acontece e que não foi escolha nossa. Somente se nos reconciliamos com a realidade nos damos conta de que nesta realidade existe uma luz, uma resposta. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”.  Queremos sempre ter as forças, e a capacidade de sair fora das situações, mas o cristianismo é a consciência de que podemos somente ser salvos, e que mais queremos fazer isso sozinhos, mais complicamos as coisas. E na tentativa de querer se salvar, confundimos as coisas que possuímos com o que somos: “De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida?”. Muitas vezes enchemos a nossa vida de coisas porque temos um vazio dentro de nós. Jesus não nos promete as coisas deste mundo, mas é o único que sabe o que somos realmente. Jesus nos dá a nós mesmos. Talvez seja este o efeito colateral mais belo de toda a fé cristã: descobrir quem somos realmente, e fazer isso através do escuro das feridas que temos dentro de nós e que tantas vezes distorcem a percepção de nós mesmos, mas podemos fazer isso através  de um olhar de amor objetivo, que nos restitui aquilo que somos realmente. Tem razão o Sl 35 que diz: “Em tua luz, contemplamos a luz!”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    03/09 – Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?
    3 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    03/09 – Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?

    Sexta-feira, 03 de setembro de 2021.   Evangelho (Lc 5,33-39)   “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?”…

    Continuar lendo
    24/02 – Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.
    23 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    24/02 – Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.

    Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022.   Evangelho (Mc 9,41-50)   “Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros”…

    Continuar lendo
    01/06 – Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.
    3 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    01/06 – Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.

    Quarta-feira, 01 de junho de 2022.   Evangelho (Jo 17,11-19)   “Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.”   Naquele tempo, Jesus ergueu os…

    Continuar lendo