02/10 – Aumenta a nossa fé!

02/10 – Aumenta a nossa fé!

Domingo, 02 de outubro de 2022.

 

Evangelho (Lc 17,5-10)

 

“Aumenta a nossa fé!”

 

Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

 

Reflexão

 

Hoje a liturgia nos faz refletir sobre um único tema: a fé. Nós desejamos ter fé e por isso precisamos acolher a mensagem que nos questiona. Jesus muitas vezes disse aos seus discípulos: “homens de pouca fé”. A fé nos permite olhar além do presente e entrarmos no longo tempo de Deus. A fé é confiança, é um entregar-se cegamente, mas um entregar-se não a qualquer um, mas Àquele que nos vê: Ele é Deus! E somente a Ele devemos nos entregar cegamente! Porque quando Deus encontra um coração aberto e confiante, alí ele pode cumprir maravilhas. Mas ter fé, uma fé viva, não é fácil. Por isso nós também podemos suplicar como os Apóstolos: “Aumenta a minha fé!”. Esta é uma oração que podemos dirigir a Deus todos os dias. É Ele quem nos pede de termos fé. Porque a fé, que é um dom de Deus, deve ser sempre pedida e cultivada por nós. A fé não é uma força mágica que desce do céu, não é algo que recebemos de uma só vez, e não é também um superpoder que serve somente para resolver os nossos problemas. Porque se fosse assim, seria uma fé egoísta, toda centrada em nós. A fé não pode ser confundida com um “estar bem”. A fé é um fio de ouro que nos liga ao Senhor. É a alegria de estar com Ele, de estar unido a Ele. E qual é a nossa parte nesta história toda? Jesus nos ensina que é o serviço. Fé e serviço não se separam. Servir é viver uma vida sem cálculos, uma vida na gratuidade. Jesus nos amou assim, gratuitamente. Não somos chamados a servir só para termos uma recompensa, mas para imitar Deus, fazendo-nos servos por nosso amor. Somos chamados a servir servindo sempre. O serviço deve ser o nosso estilo de vida cristão: servir a Deus na adoração e na oração; sermos abertos e disponíveis; amar concretamente o próximo; lançar-se para o bem comum. Como dizia Santa Madre Teresa de Calcutá: “o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço. O fruto do serviço é a paz”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Inscrições para a 7ª edição do VAMS acontecem até o dia 20 de setembro
    10 de setembro de 2024 Notícias
    Inscrições para a 7ª edição do VAMS acontecem até o dia 20 de setembro

    O UniSALESIANO abriu as inscrições para a 7ª edição do projeto VAMS (Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano), que ocorrerá em 2025. As inscrições iniciaram no 12 de…

    Continuar lendo
    12/03 – Levanta-te, pega a tua cama e anda.
    11 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    12/03 – Levanta-te, pega a tua cama e anda.

    Terça-feira, 12 de março de 2024.   Evangelho (Jo 5,1-16)   “Levanta-te, pega a tua cama e anda”   1Houve uma festa dos judeus, e…

    Continuar lendo
    22/07 – Rabunni!
    15 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    22/07 – Rabunni!

    Quinta-feira, 22 de julho de 2021.   Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)   “Rabunni!”   1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,…

    Continuar lendo