07/11 – Aumenta a nossa fé!

07/11 – Aumenta a nossa fé!

Segunda-feira, 07 de novembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 17,1-6)

 

“Aumenta a nossa fé!”

 

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

 

Reflexão

 

Se a lógica que Jesus ensina se baseasse no “bom senso”, certamente nós estabeleceríamos um limite para o perdão. Mas Jesus nos anuncia no Evangelho a lógica da imprevisibilidade do amor gratuito que não usa mais a matemática, mas a infinita possibilidade de dar uma possibilidade a quem erra. No fundo nós somos amados assim por Jesus. Deus não é aquele que nos concede infinitas possibilidades? É por isso que dou razão aos discípulos quando pedem a Jesus: “aumenta a nossa fé!”. Eles não pedem a Jesus uma inteligência para entender a lógica do perdão, mas o aumento da fé. Pois não existem argumentos convincentes que motivam verdadeiramente o perdão, mas só uma fé forte que nos faz ousar contra tudo e contra todos. Uma fé que sabe andar contra toda evidência. Uma fé que sabe ser o último grande baluarte contra o qual o mal recebido vai se chocar. Haver fé do tamanho de uma semente de mostarda nos daria a possibilidade de realizar o “extraordinário”. E a prova verdadeira de que se temos fé ou não, não se joga sobre a nossa preparação teológica, mas sobre a nossa possibilidade de perdoar ou deixar-se perdoar. É um profundo ato de confiança em Deus. É preciso confiar a Ele a consciência de que ninguém além dEle, pode fazer justiça, de tal maneira que o mal não continue a fazer mal. São Paulo nos diria: “Vence o mal com o bem” (Rm 12,21).

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver
    24 de fevereiro de 2022 Eventos
    Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver

    A cerimônia é muito importante do ponto de vista ético e humano Após o período de pandemia, acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participaram da Missa do…

    Continuar lendo
    13/02 – Por que esta gente pede um sinal?
    10 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    13/02 – Por que esta gente pede um sinal?

    Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 8,11-13)   “Por que esta gente pede um sinal?”   Naquele tempo, 11os fariseus vieram e…

    Continuar lendo
    23/02 – …de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?
    13 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    23/02 – …de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?

    Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Lc 9,22-25)   “…de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se…

    Continuar lendo