17/11 – Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!

17/11 – Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!

Quinta-feira, 17 de novembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 19,41-44)

 

“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!”

 

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

 

Reflexão

 

Não é muito difícil entender esta tristeza de Jesus descrita no Evangelho de hoje. Jesus sofre como sofre qualquer pessoa que ama e que não se conforma diante da infelicidade das pessoas que ama, à sua obstinação, as suas escolhas erradas. Jesus sabe que também na nossa vida acontecem coisas que não podemos voltar atrás. Que acontecem situações que deixarão sinais, que nos levarão à destruição, que não deixarão pedra sobre pedra em nossa vida. Já vi isto acontecer, tantos rostos de jovens entregues ao mundo das drogas, do álcool, vidas desordenadas, ou situações de escolhas erradas por anos. Existem coisas que não podem ser canceladas e que quanto mais passa o tempo, mais nos aprisionam, não nos deixam saídas, nos obscurecem a inteligência e a consciência. Quem já não viveu esta experiência de implorar a pessoas que ama de não viver ou fazer tal coisa, de não se deixar levar pela tristeza e angustia, de viver, de não tomar decisões equivocadas, de não se deixar levar pelo orgulho ou soberba. Mas o amor implica liberdade. Deus nos ama com um amor que nos faz livres. Ele não pode salvar Jerusalém pela força, assim como não se pode salvar forçosamente a quem amamos. Podemos somente provocar a liberdade do outro, mas jamais substituí-la. Felizmente, Deus não se cansa de tentar, e a sua misericórdia é criativa. Hoje devemos nos deixar evangelizar pelas lágrimas de Jesus. Não podemos ser indiferentes ao imenso amor com que nos ama. Hoje somos nós a “Jerusalém’, e são por nós as lágrimas de Jesus. Que decisão podemos tomar hoje para enxugar as lágrimas de Jesus?

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    05/06 – A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…
    1 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    05/06 – A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…

    Segunda-feira, 05 de junho de 2023.   Evangelho (Mc 12,1-12)   “A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…”  …

    Continuar lendo
    12/01 – Filho, os teus pecados estão perdoados.
    18 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    12/01 – Filho, os teus pecados estão perdoados.

    Sexta-feira, 12 de janeiro de 2024.   Evangelho (Mc 2,1-12)   “Filho, os teus pecados estão perdoados.”   1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo…

    Continuar lendo
    12/05 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
    8 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    12/05 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

    Domingo, 12 de maio de 2024. Evangelho (Mc 16,15-20)   “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Naquele tempo, Jesus se…

    Continuar lendo