20/11 – Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado.

20/11 – Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado.

Domingo, 20 de novembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 23,35-45)

 

“Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado”

 

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!” 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” 38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”. 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!” 40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. 43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

 

Reflexão

 

O que significa a realeza de Cristo? Em que sentido Ele é Rei do Universo? É interessante lembrar que após a multiplicação dos pães, o povo queria aclamar Jesus rei e ele fugiu, sobe ao monte e fica lá rezando. E no momento da paixão Ele diz: “Eu sou rei”. Mas acrescenta: “O meu reino não é deste mundo”. Por que? Porque diante de Deus o valor maior é o dom de si e, portanto, Deus só é vencedor quando pode nos dar a prova do dom total; Deus é vencedor quando consegue inserir na trama do egoísmo humano um raio divino de luz: um raio de amor! Humanamente falando a cena da cruz é uma cena de desespero, mas na lógica de Deus, este o início do Triunfo; humanamente falando a crucificação é um falimento, mas segundo o critério de Deus é a vitória, pois é o momento do amor máximo. Esta é uma verdade incômoda. Este é o terreno da fé. A Cruz é a grande vitória de Deus e é a Cruz a medida da nossa adesão a Deus em Cristo. A vitória de Deus está justamente na fé humilde do malfeitor: neste homem se inicia o Reino de Deus. E a Deus basta esta vitória, porque o seu triunfo está no ensinar a nos doarmos; Deus vence quando o coração de alguém se renova e se acende de amor. O mundo não pode se reconhecer como cristão se não se assemelha ao modelo: a Cristo rei através da cruz, a Cristo rei na cruz! Nada nos amedronte: nem a fraqueza, nem as incompreensões, nem o pecado. Da cruz cotidiana na qual vivemos gritamos suplicantes como o bom ladrão: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino!”

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    05/05 – “Eu sou a videira e vós os ramos”
    4 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    05/05 – “Eu sou a videira e vós os ramos”

    Quarta-feira, 05 de maio de 2021. Evangelho (Jo 15, 1-8)   “Eu sou a videira e vós os ramos” Naquele tempo, disse Jesus a seus…

    Continuar lendo
    13/05 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
    11 de maio de 2022 Reflexão do Evangelho
    13/05 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

    Sexta-feira, 13 de maio de 2022.   Evangelho (Jo 14,1-6)   “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão…

    Continuar lendo
    22/07 – Rabunni!
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    22/07 – Rabunni!

    Segunda-feira, 22 de julho de 2024.   Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)   “Rabunni!”   1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,…

    Continuar lendo