27/11 – Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.

27/11 – Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.

Domingo, 27 de novembro de 2022.

 

Evangelho (Mt 24,37-44)

 

“Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.”

 

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

 

Reflexão

 

Iniciamos o Advento. Nos encontramos com Maria e com José na estrada para Belém. Mas Belém é somente uma recordação? Não mesmo. A vida caminha, um ano não passa na vida da gente inutilmente. Cada vez estamos mais próximos do nosso encontro com Cristo e todos temos novas responsabilidades. Por que agora nos remetemos a uma viagem para Belém? Justamente porque estamos distantes de Belém enquanto ainda somos displicentes com nossa vida cristã. O nosso mal é justamente este: ainda não acolhemos Jesus no nosso coração, não somos ainda completamente cristãos. Se pudéssemos entender esta verdade. Se humildemente aceitássemos as lições dos anos que passam e que continuamente nos remetem a crermos mais nEle. Sentiríamos imediatamente o mistério do Advento dentro de nós, brilharia a estrela da esperança e sentiríamos mais próximos de nós Maria e José. Mas o que é esta coisa a mais que Cristo espera de nós? Antes de tudo, a conversão à esperança. A fé em Deus nos permite de ler em profundidade o sentido da história humana: assim como o frio do inverno nos prepara para a primavera, assim como a dor de hoje nos prepara uma vida nova, uma ressurreição do mundo. Jesus nos pede que estejamos vigilantes para caminharmos na estrada certa. O Advento é o tempo propício para procurarmos a raiz do mal dentro de nós para podermos ser curados por Cristo. Precisamos recuperar em nós o valor do sacrifício. O sacrifício é o caminho da nossa liberdade, é a condição para viver a vida como dom de si. O Advento é ainda o tempo para reencontrarmos a estrada da caridade: é o tempo para nos aproximarmos ainda mais de Cristo.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    21/03 -Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
    17 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    21/03 -Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

    Segunda, 21 de março de 2022. Evangelho (Lc 4, 24-30) “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. Jesus,…

    Continuar lendo
    Bicentenário do sonho dos 9 anos de Dom Bosco é tema da palestra em Reunião Plenária
    9 de setembro de 2024 Notícias
    Bicentenário do sonho dos 9 anos de Dom Bosco é tema da palestra em Reunião Plenária

    Participantes foram acolhidos com uma celebração realizada pelo Pe. Paulo Jácomo   O UniSALESIANO reuniu seus membros da comunidade acadêmica para a Plenária de 2024, um evento marcante…

    Continuar lendo
    Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver
    24 de fevereiro de 2022 Eventos
    Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver

    A cerimônia é muito importante do ponto de vista ético e humano Após o período de pandemia, acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participaram da Missa do…

    Continuar lendo